Morre Lan, cartunista italiano que retratou cultura carioca, aos 95 anos

Artista italiano fez sucesso com obras sobre o Flamengo, vida boêmia e a beleza das mulheres

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O cartunista Lanfranco Aldo, também conhecido como Lan, morreu na noite desta quarta-feira (4), aos 95 anos, após complicações causadas por pneumonia e infecção urinária. A informação foi divulgada nesta quinta (5) pelo jornal O Globo, no qual o chargista trabalhava.

A morte ocorreu após dois meses de internação no Hospital da Beneficência Portuguesa, em Petrópolis, no Rio de Janeiro.

O artista italiano, que morava no Brasil havia 45 anos, já trabalhou também como jornalista na Argentina, na França e no Uruguai. Iniciou sua carreira no Brasil em 1952, no jornal Última Hora. Como cartunista, ganhou destaque no Jornal do Brasil e no O Globo.

O chargista ganhou destaque retratando mulheres negras, o samba, o Carnaval, elementos da cultura carioca, a torcida do Flamengo e a vida boêmia.

Lan, que torcia pela escola de samba Portela, explicou em 2015, em entrevista à TV Câmara, que sua paixão pelo samba surgiu porque o gênero "é alegria até mesmo quando fala de tristeza" e, por isso, retratava tanto essa cultura em suas obras.

O sepultamento será no Cemitério de Itaipava, em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Ainda não há informações sobre o horário.

O cartunista Lanfranco Aldo, mais conhecido como Lan, em sua casa, em Petrópolis, no Rio de Janeiro, em 11 de fevereiro de 2015 - Fabio Rossi/Agência O Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.