Descrição de chapéu
Escuta Aqui

Podcast 'Retrato Narrado' explica como Jair virou Bolsonaro

Programa mostra vida pregressa de político, que pendia para o autoritarismo e tinha pouco comprometimento com a verdade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Retrato Narrado

  • Onde Disponível no Spotify
  • Produção Rádio Novelo

A onda conservadora que elegeu o presidente Jair Bolsonaro em 2018 já foi destrinchada à exaustão, mas as lacunas para entender esse fenômeno parecem intermináveis.

O podcast “Retrato Narrado”, conduzido pela jornalista Carol Pires, busca uma nova abordagem, ao analisar o bolsonarismo a partir de uma perspectiva pessoal, centrada na figura de seu personagem central.

Em vez de explicar como o conservadorismo levou a Bolsonaro, a ideia é entender como ele aos poucos se transformou em porta-voz para uma direita que se impunha.

O podcast é uma produção original do Spotify em parceria com a revista Piauí, realizado pela Rádio Novelo.

Cada episódio é dedicado a um capítulo importante da vida de Bolsonaro —a juventude em Eldorado Paulista, a formação militar, o início na política, a vida em Brasília, a campanha eleitoral e finalmente a relação com os filhos.

O presidente Jair Bolsonaro cumprimenta apoiadores na rampa do Palácio do Planalto. O presidente saiu na rampa ao lado do ministro da educação, Milton Ribeiro, e chamou populares que estavam na praça dos três poderes para subirem a rampa e tirarem fotos com ele - Pedro Ladeira -24.nov.2020/Folhapress

Há muito material precioso e algumas verdadeiras pepitas, especialmente nos primeiros três episódios. Pessoas fundamentais nas etapas iniciais da vida do presidente, como o antigo professor, o parceiro de pescas, o primeiro cabo eleitoral e o faz-tudo na política, têm destaque.

Mostram um Bolsonaro metódico, já com pendor para o autoritarismo e pouco comprometimento com a verdade. Este é um dos grandes méritos —estabelecer conexões entre o passado de Bolsonaro e seu comportamento atual.

A esperteza de fazer campanha eleitoral em alojamentos militares durante a madrugada, contrariando as regras, diz muito sobre a personalidade do futuro presidente.

Todos esses momentos são narrados com detalhes e o suporte de uma rica pesquisa documental, um dos pontos altos da série. Áudios históricos, peças de campanhas eleitorais, depoimentos em investigações e entrevistas dão agilidade e robustez ao roteiro.

Do quarto ao sexto episódios, a série perde um pouco do seu fôlego inicial, com uma preocupação maior em explicar didaticamente fatos já conhecidos e menos em trazer depoimentos de pessoas relevantes na vida do presidente.

Vale fazer a ressalva que a resistência do entorno do presidente em atender jornalistas é um problema para quem se debruça sobre sua vida. Uma exceção no podcast é uma entrevista divertida e algo deprimente com Ana Cristina Valle, sua segunda mulher.

De qualquer forma, teria sido instrutivo ouvir mais vozes conservadoras e de simpatizantes de Bolsonaro, ou ao menos não tão hostis a ele, para ajudar a compor seu perfil.

O podcast chega até os dias atuais, contemplando as polêmicas envolvendo os filhos do presidente, com destaque para o escândalo das rachadinhas de Flávio Bolsonaro (uma breve correção: a revelação sobre a filha personal trainer de Fabricio Queiroz, que trabalhava como funcionária fantasma, foi da Folha, e não de O Globo).

O episódio sobre os filhos encerra a primeira temporada de “Retrato Narrado”, e fica aqui a torcida por uma segunda. A história do garoto de uma cidadezinha que vendia peixes para poder ir ao cinema aos sábados e chegou à Presidência é fascinante, gostemos ou não do personagem.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.