Romero Britto terá sua biografia contada em filme, diz agência de notícias

'Britto' será produzido por americano e ambientado no Brasil, em Londres e em Miami, onde o artista mora

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O artista brasileiro Romero Britto, conhecido por estampar com cores berrantes todo tipo de objeto, terá sua biografia narrada num filme, informou a agência de notícias espanhola Efe neste sábado (21).

O convite partiu de um produtor americano, Armando Gutiérrez, que disse ter se interessado por Britto por ele ser alguém "à frente de seu tempo". "Ele acreditou em si mesmo e sempre foi criativo, com aquele espírito Walt Disney que o distingue." (O filme mais conhecido no currículo de Gutiérrez é, a propósito, "Walt Antes do Mickey".)

Romero Britto
Autorretrato do artista brasileiro Romero Britto - Reprodução

Já Britto afirmou desejar que o longa seja "uma história de inspiração para as pessoas".

Ele enfatizou que a ideia central de seu trabalho sempre foi "levar a arte às pessoas ao redor do mundo". "Gosto da ideia de minha arte estar em casa e em qualquer lugar."

De fato, o artista é conhecido por estampar objetos cotidianos, como almofadas, bolsas e móveis que ele vende numa loja própria, a aeroportos e parques —há cinco anos, ele contava 64 instalações espalhadas por lugares do tipo.

É uma produção com foco comercial que, ao mesmo tempo em que faz sucesso entre o público comum, o fez ser rechaçado pelo mercado de arte tradicional.

O filme, batizado de "Britto", segundo o IMDb, será ambientado no Brasil, em Londres e em Miami —cidade para onde o artista se mudou nos anos 1980 e onde vive até hoje.

O roteiro estaria sendo finalizado agora, e as gravações estão previstas para o ano que vem. Na página do longa no IMDb, maior portal de informações sobre o audiovisual do mundo, a data de estreia aparece como 5 de dezembro de 2021 nos Estados Unidos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.