Descrição de chapéu Livros

Folha e Público inauguram série de eventos sobre livros para unir lusófonos

Encontro de Leituras, que começa com o angolano Ondjaki, discutirá mensalmente romances, memórias e ensaios

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Folha dá início no dia 15 de dezembro a uma série de eventos online sobre livros em parceria com o jornal Público, um dos maiores de Portugal.

O Encontro de Leituras terá edições mensais nas quais serão discutidos romances, ensaios, memórias e reportagens de fôlego. O formato é semelhante ao de clubes de leitura, em que cada participante pode falar sobre o livro em debate, e a cada mês haverá um escritor ou especialista convidado.

Para o primeiro encontro, o convidado é o escritor angolano Ondjaki, vencedor do prêmio Saramago de 2013, que fala sobre seu livro "Bom Dia, Camaradas", lançado no Brasil pela Companhia das Letras. A reunião será via Zoom, neste link, a partir das 19h de Brasília e 22h de Lisboa.

em primeiro plano, estante com livros colocados com suas capas viradas para frente. ao fundo, estantes comuns, onde só é possível ver as lombadas dos livros
Estantes de livros na biblioteca municipal Cassiano Ricardo, no Tatuapé, em São Paulo - Alberto Rocha - 11.out.2018/Folhapress

"A parceria entre Folha e Público busca facilitar o acesso de leitores a notícias dos dois lados do Atlântico e, agora, o Encontro de Leituras promove a troca entre portugueses, brasileiros e outros lusófonos num momento em que, isolados por causa da pandemia, muitos descobriram o prazer da leitura ou se dedicam mais a ele", diz Sérgio Dávila, diretor de Redação da Folha.

Manuel Carvalho, diretor do Público, afirma: "Estar ao lado da Folha de S.Paulo no Encontro de Leituras não é para nós apenas um serviço que prestamos à nossa língua: é também um impulso à ideia de uma comunidade que partilha a mesma língua".

homem negro vestindo camisa preta está sentado e de lado
O escritor o angolano Ondjaki em mesa na Flip de 2006 - Ana Carolina Fernandes - ago.2006/Folhapress

Os encontros serão mediados pelas jornalistas Isabel Coutinho, responsável pelo site do jornal português dedicado aos livros, o Leituras, e Úrsula Passos, editora-assistente de Cultura e coordenadora do Clube de Leitura Folha, dedicado apenas à ficção, que existe há três anos e seguirá com suas reuniões mensais.

A ideia do Encontro de Leituras é promover noites de reunião de leitores de língua portuguesa, aproveitando o novo costume de encontros virtuais por conta da pandemia para promover uma discussão sobre livros entre pessoas de diferentes países.

"Acreditamos que os nossos jornais cumprem neste projeto uma das missões essenciais do jornalismo: aproximar pessoas através da cultura. Temos por isso muito orgulho e muitas expectativas", diz Carvalho.

Em julho, a Folha e o Público passaram a oferecer um combo de assinaturas da versão digital dos dois jornais.

O ID da reunião do dia 15 dezembro é o 927 0145 0398.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.