K-pop tem vitória na Coreia e lei permite que músicos possam adiar serviço militar

Artistas passam a poder adiar presença obrigatória no Exército para ajudar na economia local

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Hyonhee Shin
Seul | Reuters

O Parlamento da Coreia do Sul aprovou nesta terça-feira um projeto de lei para permitir que artistas de k-pop reconhecidos mundialmente, como a banda BTS, adiem o serviço militar obrigatório até os 30 anos.

Todos os homens sul-coreanos fisicamente aptos entre 18 e 28 anos precisam servir nas Forças Armadas por cerca de dois anos, parte dos esforços do país para se resguardar contra a Coreia do Norte. A emenda na Lei do Serviço Militar foi concebida, no entanto, para proporcionar exceções para astros de k-pop que melhoram o status cultural do país e fortalecem a economia do país.

A Coreia do Sul permite que estudantes habilitados adiem o serviço até os 28 anos e concedeu isenções a músicos clássicos e atletas de grande destaque que venceram medalhas olímpicas ou um ouro nos Jogos Asiáticos, entre eles Son Heung-min, atacante do Tottenham Hotspur.

Nenhum ídolo de k-pop recebeu isenções, mas o novo projeto de lei fará com que artistas recomendados pelo ministro da Cultura possam adiar o serviço até os 30 anos.

Jin, que tem 27 anos e é o membro mais velho do BTS, está se aproximando do alistamento no momento em que a boy band de sete integrantes reescreve a história do K-pop.

“Artistas pop tendem a conseguir suas maiores conquistas em torno dos 20 anos, mas muitos deles tiveram de buscar uma graduação para adiar o serviço”, disse Jeon Yong-gi, coautor do projeto de lei.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.