Descrição de chapéu Cinema

Lula viaja a Cuba para participar de documentário de Oliver Stone, diz jornal

Esta será a terceira vez que o ex-presidente sai do país desde que saiu da prisão em Curitiba

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Havana e São Paulo | AFP

O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva viaja neste sábado (19) para Cuba. O motivo é a sua participação num documentário do americano Oliver Stone sobre a América Latina. A informação é do Granma, jornal oficial do Partido Comunista Cubano.

Segundo o periódico, esta é a terceira viagem internacional de Lula desde a sua saída da prisão em Curitiba, em novembro do ano passado. Seus destinos anteriores foram o Vaticano, para conhecer o papa Francisco, em fevereiro, e a Europa, em março.

Como naquela primeira vez, a defesa de Lula enviou um comunicado à Justiça sobre sua saída do país mesmo que o ex-presidente, que tinha sido preso pela operação Lava-Jato, não necessite de autorização judicial para viajar.

Segundo a colunista Monica Bergamo, que adiantou a informação da viagem de agora, Lula só deve voltar ao Brasil em janeiro. Sua trajetória será o fio condutor do longa de Stone, que abordará as crises democráticas na América Latina.

Amigo pessoal do falecido líder cubano Fidel Castro (1926-2016), Lula visitou Cuba em várias ocasiões. Numa delas, há dez anos, como presidente do Brasil.

Stone, por sua vez, esteve em Cuba em 2002 para a gravação de "Comandante", um documentário sobre Fidel Castro lançado no ano seguinte. Ex-combatente da Guerra do Vietnã nos anos 1960, ele dirigiu longas como "Snowden" (2016), "JFK: A Pergunta que Não Quer Calar" (1991) e "Assassinos por Natureza" (1994).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.