Paço das Artes, celeiro de novos artistas em São Paulo, terá troca de comando

Priscila Arantes, diretora artística da instituição há 13 anos, anunciou sua saída numa rede social

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Diretora artística do Paço das Artes, na capital paulista, a curadora Priscila Arantes anunciou sua saída do cargo nesta quarta (2), numa rede social.

Segundo a Associação Paços das Artes Francisco Matarazzo Sobrinho, OS (Organização Social) que administra o local, a mudança "faz parte de uma estratégia para ampliar a atuação do Paço das Artes para o interior do estado e para as regiões periféricas da capital, com ações nas Fábricas de Cultura e nos CEUs". A entidade sublinha, porém, que o trabalho que vem sendo realizado pela instituição será mantido.

Arantes ocupava a função há 13 anos, e acompanhou de perto os muitos obstáculos que a instituição, fundada há meio século e responsável por lançar nomes de peso na arte contemporânea, enfrentou recentemente.

Em 2016, o Paço foi despejado do prédio que ocupou por 22 anos no campus da USP. Por quatro anos, ocupou uma pequena sala no Museu da Imagem e do Som, o MIS, cuja área equivalia a menos de um décimo dos cerca de mil metros quadrados que ele tinha antes na Cidade Universitária.

Foi só este ano, em janeiro, que o local, vinculado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, enfim ganhou uma sede definitiva, na garagem do antigo casarão de Nhonhô Magalhães, no bairro de Higienópolis.

O prédio, construído na década de 1930 pelo barão do café Carlos Leôncio Magalhães, foi comprado do estado paulista pelo shopping Pátio Higienópolis em 2005. Uma cláusula do contrato previa, porém, que parte do imóvel deveria ser cedida ao estado, para uso cultural, por 20 anos, renováveis por mais 20.

Arantes agradeceu àqueles que trabalharam com ela no período e fez um balanço sobre a sua gestão numa rede social. "Compreendo que consegui contribuir para a defesa de um espaço plural e democrático, sempre aberto às diferentes vozes; antenado em refletir, debater e contribuir para questões atuais e emergentes da nossa realidade", escreveu.

Questionada pela reportagem sobre os motivos da sua saída, Arantes afirmou que tudo o que gostaria de declarar estava na sua postagem de despedida.

Em nota, a Associação Paços das Artes Francisco Matarazzo Sobrinho informa que o conselho administrativo da entidade divulgará o novo diretor artístico do Paço ainda em dezembro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.