Polícia apreende gravações de Renato Russo, mas é incerto que haja inéditas

Operação Tempo Perdido, que ocorre pouco depois da Será, encontra mais de 90 fitas da Legião Urbana em depósito

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Polícia Civil do Rio de Janeiro apreendeu 91 itens relativos à banda Legião Urbana nesta quarta, num depósito no bairro do Cordovil, na zona norte do Rio de Janeiro, numa operação chamada Tempo Perdido.

O conjunto —composto por fitas cassete, fitas master e CDs— estava extraviado sem que ninguém soubesse onde estava, nem mesmo que se encontrava naquele galpão no Rio, segundo informa a assessoria de imprensa de Giuliano Manfredini, filho de Renato Russo e herdeiro do músico.

Não se sabe em que estado está o material, que inclui fitas master, as originais a partir da qual as reproduções são feitas.

Além disso, “é impossível a gente saber o que é inédito ou não", diz Fogaça. "Isso precisa ser avaliado, catalogado, estudado, para ver o que é ou não.”

O vocalista Renato Russo durante show da banda Legião Urbana, no estádio do Parque Antarctica - Adi Leite -12.ago.1990/Folhapress

De acordo com informações da TV Globo, contudo, haveria ao menos uma música totalmente inédita chamada "Helicóptero", além de 30 versões alternativas de faixas da banda, incluindo uma versão em reggae do sucesso "Faroeste Caboclo" —a original é um folk.

O acervo encontrado nesta quarta foi catalogado pelo jornalista Marcelo Froes, segundo o Jornal Nacional. Froes foi o responsável por um grande levantamento do trabalho do vocalista depois de sua morte. Procurado, ele não respondeu aos contatos.

Ainda de acordo com a TV Globo, segundo informações da polícia, o resultado deste primeiro levantamento nunca foi apresentado à família do cantor, que havia contratado Froes, mas só à gravadora EMI, que o contratou depois para um trabalho semelhante. A EMI foi comprada pela gravadora Universal.

Fogaça, a assessora, não soube confirmar se o depósito onde o material foi encontrado era usado pela Universal, gravadora hoje responsável pelos fonogramas da banda. A assessoria da gravadora não atendeu as chamadas da reportagem.

Fogaça relata ainda que Manfredini ficou emocionado ao reconhecer a letra de seu pai nas fitas. Ele foi chamado a comparecer à delegacia na Cidade da Polícia, complexo também na zona norte carioca, e manuseou com o delegado o material recebido, que chegou ao local numa van.

A busca por músicas inéditas de Renato Russo movimenta o universo em torno da Legião Urbana e já havia sido alvo da operação Será —em referência a um dos maiores sucessos da banda—, no final de outubro.

Na ocasião, a polícia do Rio afirmou ter apreendido 30 composições supostamente inéditas de Renato Russo, que estariam em posse de Froes. Ele teve computador, HDs e celular apreendidos.

Carlos Trilha, ex-produtor dos discos solo de Renato Russo, afirmou à época que não há música inédita do cantor que já não tenha sido publicada, mas sim alguns poemas e letras, rascunhados em cadernos, que ainda não vieram a público.

Renato Russo morreu em 1996, em decorrência de complicações do HIV, e seu material inédito foi explorado no disco “Último Solo”, de acordo com Trilha. O álbum chegou ao mercado depois de sua morte.

Erramos: o texto foi alterado

Renato Russo morreu em 1996, e não em 1997. O texto foi corrigido.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.