Alemanha devolve 14 obras de arte roubadas de judeus durante regime nazista

Trabalhos estavam em acervo de colecionador e foram entregues aos familiares dos antigos proprietários

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

AFP

O Ministério da Cultura da Alemanha anunciou que devolveu 14 obras de arte que haviam sido roubadas de judeus durante o período do nazismo. Os trabalhos foram entregues aos familiares dos antigos proprietários e estavam no acervo do colecionador germano-austríaco Cornelius Gurlitt, morto em 2014.

Entre as obras devolvidas está um desenho do poeta e pintor alemão Carl Spitzweg, intitulado "Das Klavierspiel", algo como “tocando o piano”, que havia sido roubado pelos nazistas em 1939 e comprado no ano seguinte pelo pai de Gurlitt, figura próxima ao regime de Adolf Hitler.

O desenho pertencia a Henri Hinrichsen, um editor de partituras musicais judeu assassinado em Auschwitz em 1942, e foi enviado na terça-feira (12) à casa de leilões Christie's, a pedido dos herdeiros.

Em 2012, durante uma operação, autoridades descobriram a coleção de mais de 1.500 obras escondidas durante décadas por Cornelius Gurlitt.

"Das Klavierspiel", desenho do poeta e pintor alemão Carl Spitzweg
"Das Klavierspiel", desenho do poeta e pintor alemão Carl Spitzweg - Reprodução/Kunst Museum Bern

Catorze delas foram identificadas como roubadas de judeus, mas ainda existem dúvidas sobre a constituição do restante da coleção, que inclui telas de Renoir, Cézanne, Beckmann, Delacroix e Munch, e está avaliada em milhões de dólares.

Após sua morte, Cornelius Gurlitt nomeou o Museu de Belas Artes, o Kunstmuseum, de Berna, na Suíça, como herdeiro de sua coleção, mas 500 peças de origem controversa foram preservadas na Alemanha.

Foto com pessoas caminhando através de portão
Sobreviventes do Holocausto caminham sob o portão com a inscrição 'O trabalho liberta', no local do memorial de Auschwitz, o antigo campo de extermínio nazista, em Oswiecim, Polônia - Janek Skarzynski/AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.