Gravação inédita de João Gilberto é encontrada na internet por pesquisador

Áudio de show feito na França, em 1989, mostra o criador da bossa nova cantando samba-enredo da Mangueira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Belo Horizonte

Uma gravação até então desconhecida de João Gilberto cantando num show em Béziers, na França, no ano de 1989, foi encontrada pelo pesquisador carioca Pedro Fontes.

No áudio, o criador da bossa nova canta e toca no violão o samba-enredo "Caymmi Mostra ao Mundo o que a Bahia e a Mangueira Têm", que consagrou a Estação Primeira de Mangueira como campeã do Carnaval de 1986. A composição é de Ivo Meirelles, Paulinho e Lula.

O pesquisador diz que já sabia da existência de uma versão do samba na voz de João por meio de uma gravação da plateia e reportagens da época, e procurava por ela há anos. “Encontrei na internet as gravações da mesa de som de dois shows dele dos anos 1980”, afirma.

O registro foi enviado ao escritor Ruy Castro, colunista desta Folha e pesquisador da obra do criador da bossa nova, que confirmou a veracidade do vídeo. "Não há dúvida, é ele mesmo", disse.

Por email, Castro também lembrou que há muito material falso de João Gilberto circulando como inédito e mencionou três álbuns do cantor —"Chega de Saudade" (Odeon, 1959), "O Amor, o Sorriso e a Flor" (Odeon, 1960) e "João Gilberto" (Odeon, 1961) —que permancem fora de catálogo no Brasil devido a uma disputa judicial entre os herdeiros do cantor e a gravadora EMI Music (hoje, Universal).

"[Há] até mesmo uma gravação dele do Hino Nacional. A qualquer hora vão descobri-lo cantando o 'Ilariê' da Xuxa! Enquanto isso, os três LPs da Odeon, 1959-60-61, continuam presos na Justiça brasileira (e circulando livremente na Europa)", escreveu.

Confira a gravação.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.