Sylvain Sylvain, guitarrista do New York Dolls, morre de câncer aos 69 anos

Músico fundou banda que influenciou Ramones, Sex Pistols e ajudou a moldar estilos como glam rock, punk e metal

Belo Horizonte

O guitarrista Sylvain Sylvain, da banda New York Dolls, morreu na última quarta-feira (13), aos 69 anos, em decorrência de um câncer. O anúncio foi feito em sua página do Facebook.

“Como a maioria de vocês sabem, Sylvain lutou contra o câncer nos últimos dois anos e meio. Embora tenha lutado bravamente, ontem ele morreu vítima da doença. Enquanto lamentamos sua perda, sabemos que ele finalmente está em paz e sem dor. Aumente o volume da música dele, acenda uma vela, faça uma oração e vamos mandar essa linda boneca embora”, diz o comunicado.

A banda New York Dolls, com o guitarrista Sylvain Sylvain (segundo da direita para a esquerda) - RB/Redferns

Nascido no Egito, Sylvain Mizrahi ainda morou na França antes de se mudar para Nova York. Lá ajudou a fundar os New York Dolls, grupo no qual era chamado de Sylvain Sylvain. Formada em 1971, a banda é considerada uma das mais influentes do rock americano, tendo ganhado fama com os discos "New York Dolls", de 1973, e "Too Much Too Soon", de 1974.

Devido a problemas com drogas e brigas entre os integrantes, a banda acabou se dissolvendo em 1977, mas teve tempo suficiente para inspirar grupos como Ramones, Television, Blondie e Sex Pistols.

No ano passado, a Rolling Stone pôs o álbum que leva o nome do grupo na lista dos 500 maiores discos de todos os tempos. “Canções como ‘Personality Crisis’ e ‘Bad Girl’ gotejam com desleixo e estilo. É difícil imaginar os Ramones ou os Replacements ou milhares de outras bandas ‘trash-junky’ sem eles”, escreveu a revista na época.

O grupo retornaria aos palcos em 2004, mas sem o guitarrista Johnny Thunders, morto em 1991, e o baterista Jerry Nolan, morto em 1992. Após o retorno, eles ainda perderiam o baixista Arthur Kane, vítima de leucemia.

A iniciativa de reviver a banda veio de Morrissey, ex-vocalista do The Smiths, que disse ter sido um grande fã dos Dolls na adolescência.

Em entrevista de 2008 a este jornal, quando o grupo veio se apresentar em São Paulo, Sylvain falou sobre as origens do New York Dolls, que teria sido fruto do “tédio musical” de uma Nova York em 1971. "Tudo que se ouvia na época parecia ópera", disse.

De salto alto, misturando moda abusada, perucas e rock’n’roll, eles deram vida a elementos que depois seriam identificados em estilos como glam rock, punk e metal.

“Estávamos dirigindo o carro às cegas, sem frear. Queríamos ser galerias ambulantes de arte e nos divertir. Em 1975, estávamos tão à frente do nosso tempo que até hoje fazemos sentido", disse na entrevista.

Em sua rede social, o vocalista do New York Dolls, David Johansen, publicou uma foto com o colega e lamentou sua morte.

“Meu melhor amigo há tantos anos, ainda me lembro da primeira vez que o vi chegar no estúdio de ensaio, com sua bolsa de viagem e violão, diretamente do avião, depois de ter sido deportado de Amsterdã. Eu imediatamente o amei. Eu vou sentir sua falta, velho amigo. Vou manter o fogo da casa aceso. Au revoir”, disse na legenda.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.