Visitas ao Louvre despencam 72% em 2020 por causa da pandemia de coronavírus

Fechado por seis meses, museu costumava receber cerca de 10 milhões de pessoas por ano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

AFP

Atingido pela pandemia e pela queda no turismo internacional em Paris, o Museu do Louvre teve 72% de visitantes a menos em 2020 na comparação com o ano anterior, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (8).

O museu, que é o mais visitado do mundo, ficou fechado por seis meses e recebeu 2,7 milhões de pessoas, ante 9,6 milhões em 2019 e 10,2 milhões em 2018, quando bateu o recorde de todos os tempos. O número só não foi menor, porque em março, antes do primeiro fechamento, a exposição que celebrou os 500 anos da morte de Leonardo Da Vinci contou com 1,1 milhão de visitantes.

Privado de turistas estrangeiros, principalmente americanos, chineses, japoneses e brasileiros, que costumam responder por 75% das entradas, o museu recebeu 84% de franceses nos períodos de abertura entre os confinamentos.

Com isso, as perdas em receitas chegaram a Є 90 milhões, ou R$ 587 milhões, enquanto os auxílios estatais foram de Є 46 milhões, ou R$ 303,5 milhões.

Em relação à oferta online, o Louvre ganhou 1 milhão de seguidores nas redes sociais em relação a 2019, chegando a 9,3 milhões, e registrou 21 milhões de visitas em seu site, o louvre.fr.

Foto da sala vazia com a pintura de 'Mona Lisa', do artista Leonardo da Vinci, ao fundo.
'Mona Lisa', pintura do artista italiano Leonardo da Vinci, exposto na vazia "Salle des Etats" do Museu do Louvre em Paris, em 8 de janeiro de 2021 - Martin BUREAU / AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.