Lucro do Disney+ em meio à pandemia da Covid-19 surpreende expectativas

Parques da empresa continuam fechados, mas seu streaming consegue dar respiro econômico

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Lisa Richwine Munsif Vengattil
Los Angeles e Bengaluru | Reuters

A Walt Disney reportou lucro nos últimos três meses de 2020, com "The Mandalorian" e "Soul" ajudando a empresa a superar as expectativas, uma vez que compensaram o impacto da pandemia do novo coronavírus nas operações dos parques temáticos e no lançamento de filmes.

O sucesso da série de TV e desenho animado inspirado em "Star Wars" atraiu milhões de novos assinantes para o serviço de streaming Disney+, que está se tornando uma ameaça viável ao domínio da Netflix.

O Disney+ atingiu 94,9 milhões de assinantes em 2 de janeiro, segundo a empresa, ante 86,8 milhões no início de dezembro. Incluindo Hulu e ESPN+, as assinaturas da Disney chegaram a 146 milhões.

A empresa registrou lucro de US$ 0,32 por ação de outubro a dezembro. Wall Street esperava um prejuízo de US$ 0,41 por ação, de acordo com a previsão média de analistas consultados pela Refinitiv.

A receita trimestral caiu para US$ 16,25 bilhões (R$ 871,3 bilhões), de US$ 20,88 bilhões (R$ 111,5 bilhões) um ano antes, mas ainda ficou acima da estimativa média dos analistas, cerca de US$ 15,93 bilhões, de acordo com dados da Refinitiv.

À medida que a pandemia de coronavírus se arrasta, os parques temáticos da Disney no estado americano da Califórnia, em Hong Kong e Paris continuam fechados e outros têm público limitado para permitir o distanciamento social. O estúdio de cinema atrasou lançamentos importantes, uma vez que muitos cinemas permanecem fechados.

A Disney reestruturou suas operações de mídia em outubro para as concentrar em streaming.

A nova unidade de distribuição de mídia e entretenimento, que inclui o streaming, o estúdio de cinema e as redes de TV tradicionais, registrou receita operacional de US$ 1,5 bilhão, uma queda de 2% em relação ao ano anterior.

Na divisão de parques e produtos de consumo, o prejuízo operacional atingiu US$ 119 milhões (R$ 638 milhões), em comparação com um lucro de US$ 2,52 bilhões (R$ 13,5 bilhões) um ano antes.

O fechamento e as operações reduzidas custaram cerca de US$ 2,6 bilhões (R$ 13,9 milhões) estimou a Disney.

Olhando para o futuro, a empresa disse que espera que os custos para cumprir as regulamentações governamentais e implementar medidas de segurança em parques e na produção de TV e filmes cheguem a US$1 bilhão (R$ 5,3 bilhões) no ano fiscal de 2021.

O segmento direto ao consumidor e internacional, que abriga o Disney+, relatou um prejuízo operacional de US$ 466 milhões (R$ 24,9 milhões), em comparação com um prejuízo operacional de US$ 1,11 bilhão (R$ 5,8 bilhões) no mesmo trimestre do ano anterior.

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