MC Salvador da Rima é detido e aparece enforcado por policiais em vídeos

Equipe do cantor diz que ele se envolveu em discussão por um carro mal estacionado; polícia afirma que foi coibir aglomeração

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O MC Salvador da Rima foi detido pela polícia na tarde deste sábado (27), em São Paulo. Diversos vídeos que circulam na internet mostram o cantor e amigos sendo rendidos pelos policiais, que usam spray de pimenta e aparecem enforcando o artista.

Segundo a defesa do cantor de 19 anos, ele estava na porta da casa de um amigo, na zona leste de São Paulo. Houve uma discussão por causa de um carro estacionado em local inadequado. Irritado, Salvador da Rima teria entrado em casa, de onde teria sido retirado e agredido com truculência pelos policiais.

homem fazendo 'joinha' para foto
O cantor de funk e de rap Salvador da Rima - Reprodução/Instagram

Já a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, a SSP-SP, diz que recebeu uma denúncia de uma festa com aglomeração e som alto no bairro do Itaim Paulista, na zona leste. "Os PMs orientaram os participantes do evento. Um deles desrespeitou a ordem dos agentes e passou a hostilizá-los, razão pela qual foi dada voz de prisão a ele", diz a nota.

O departamento jurídico da GR6, produtora que agencia a carreira de Salvador da Rima, acompanhou o cantor até o 67º DP, em Jardim Robru, aonde chegou por volta de 13h40, para ser ouvido pelas autoridades. Antes de ir à delegacia, ele foi levado ao pronto socorro e teve escoriações pelo corpo.

Salvador da Rima já deixou a delegacia no sábado, e seus advogados dizem que, a partir de segunda-feira, vão tomar medidas jurídicas em relação à atuação da polícia, "por eventual abuso de autoridade". "O que a gente pode afirmar é que houve um excesso absurdo que acontece quase todos os dias na periferia. Mas geralmente não é filmado", diz a equipe do cantor.

policial enforca homem
Cena de vídeo que mostra o cantor Salvador da Rima sendo enforcado por policial em São Paulo - Reprodução/Twitter

A SSP-SP afirma que deu voz de prisão a Salvador da Rima por desacato e que não há ilegalidade na iniciativa de prender o cantor. Mas também diz que fará uma investigação para apurar irregularidades na maneira com que a prisão foi feita. "Alguns procedimentos serão analisados do ponto de vista técnico-operacional e administrativo", diz a nota.

A defesa de Salvador da Rima não confirma que havia uma festa e nem som alto no local. "Tanto que foi classificado apenas como desacato", diz o departamento jurídico da GR6. Mais tarde no sábado, Salvador da Rima participaria de um jogo de futebol beneficente contra o time de MC Brinquedo, funkeiro também da produtora GR6.

Nos vídeos que circulam na internet, Salvador da Rima aparece sendo retirado de casa com a camisa rasgada e depois é imobilizado pelos policiais. Na abordagem, ele recebe um mata-leão e é chutado.

Amigos do cantor tentam impedir os policiais de levarem Salvador da Rima. As autoridades pedem para que eles se afastem e usam gás de pimenta para dispersar as pessoas no local.

A namorada do cantor, Kelly Araújo, fez uma transmissão ao vivo no Instagram no momento da detenção. No vídeo, ela diz que os policiais estão agredindo o artista e depois tem o celular tomado, mas a transmissão continuou ativa, registrando conversas entre os policiais já na viatura.
Um trecho da transmissão capta um diálogo em que um policial diz ao outro "machuca aí a mão". A SSP-SP nega que os policiais tenham forjado agressões para incriminar o cantor, já que "nenhum agente policial declarou no registro da ocorrência qualquer lesão sofrida durante a ação".
A polícia ainda afirmou que nenhuma das pessoas no local estava usando máscara. Nos vídeos divulgados, os próprios policiais também aparecem sem máscara.

Salvador da Rima é conhecido pelo trabalho no rap e no funk. Ele participou de dois hits recentes —“Ilusão (Cracolândia)”, parceria com Alok, e também de “Vergonha pra Mídia”, em que divide os microfones com outros MCs. A música com Alok chegou à posição de mais tocada no Spotify no Brasil.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.