Descrição de chapéu Cinema

Morre Hal Holbrook, ator indicado ao Oscar por 'Na Natureza Selvagem', aos 95

Veterano foi o homem mais velho a concorrer em sua categoria, à época, e venceu os prêmios Tony e Emmy

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ator Hal Holbrook, veterano do teatro que coroou sua carreira com uma indicação ao Oscar por "Na Natureza Selvagem", morreu nesta segunda-feira aos 95 anos.

No filme dirigido por Sean Penn em 2007, ele interpretou Ron Franz, um veterano de guerra na casa dos 80 anos que se oferece para adotar o protagonista Chris McCandless como seu neto depois de se afeiçoar a ele.

hal holbrook
O ator Hal Holbrook, em Los Angeles - David McNew - 15.jul.2014/Reuters

Na época, com 83 anos, Holbrook foi o intérprete mais velho a ser indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante —a única nomeação do filme, além de melhor montagem. Acabou perdendo para o Javier Bardem de "Onde os Fracos Não Têm Vez".

Em 1976, ele foi responsável por dar vida àquele que talvez foi o informante mais famoso do cinema, o Garganta Profunda do thriller "Todos os Homens do Presidente".

Holbrook também ficou famoso nos Estados Unidos por interpretar durante décadas o escritor Mark Twain em monólogos na Broadway e em diversas casas de espetáculo ao redor do país—que lhe renderam um prêmio Tony, a maior honraria do teatro americano—, assim como em adaptações televisivas.

O americano nascido em Cleveland, no estado de Ohio, também venceu quatro Emmys por diversos papéis nos anos 1970 e 1980.

Mais recentemente, ele pôde ser visto em participações em séries de prestígio como "Família Soprano" e "Filhos da Anarquia" e em filmes como "Lincoln".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.