Angelina Jolie vende quadro de Winston Churchill por quase R$ 54,4 milhões

'Torre da Mesquita Koutoubia', de 1943, é considerada a obra mais importante do ex-primeiro-ministro britânico

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Londres | AFP

O mais famoso dos quadros pintados pelo ex-primeiro-ministro britânico Winston Churchill foi leiloado nesta segunda-feira (1º) em Londres por £ 7 milhões, o equivalente a R$ 54,4 milhões, pela casa de leilões Christie's.

Dois homens brancos com máscara facial seguram uma pintura. No quadro, é possível ver uma paisagem
"Torre da Mesquita Koutoubia", de 1943, do ex-primeiro-ministro britânico Winston Churchill, em foto registrada em 17 de fevereiro de 2021 - Tolga Akmen / AFP

A "Torre da Mesquita Koutoubia", de 1943, obra realizada durante a visita oficial de Churchill a Marrakech, no Marrocos, durante a Segunda Guerra Mundial, superou bastante as estimativas iniciais.

O óleo sobre tela posto à venda pela atriz americana Angelina Jolie é considerado "o quadro mais importante de Sir Winston Churchill", pois "faz parte da história do século 20", afirmou o historiador de arte britânico Barry Phillips.

A paisagem simples e sem adornos representa um minarete —típica torre de mesquita muçulmana e símbolo do poder do Califado Almóada— rodeado pelas muralhas da cidade velha junto a montanhas cobertas de neve.

Churchill presenteou Roosevelt com o quadro na época. Depois, na década de 1950, ele foi vendido por um de seus filhos e seguiu trocando de mãos, até chegar, em 2011, à coleção do então casal hollywoodiano Angelina Jolie e Brad Pitt.

O líder conservador começou a pintar aos 40 anos. Ele descobriu a luz de Marrakech nos anos 1930, quando o Marrocos era um protetorado francês e viajou para lá seis vezes em 23 anos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.