Descrição de chapéu Livros

Autor de 'Capitão Cueca' é acusado de racismo e tem publicação suspensa

Dav Pilkey pede desculpas a pessoas de origem asiática por livro infantil 'As Aventuras de Ook e Gluk'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Barbara Goldberg
Nova York | Reuters

A editora Scholastic Corp suspendeu a publicação de um livro do autor Dav Pilkey, conhecido pela série "As Aventuras do Capitão Cueca". Ele fez um pedido de desculpas pelas "imagens racistas não intencionais" no livro.

Pikey, autor de mais de 40 livros, disse que "As Aventuras de Ook e Gluk: Mestres do Kung Fu Primitivos do Futuro", publicado pela primeira vez em 2010, seria retirado das vendas e das prateleiras de bibliotecas.

Dois homens com roupas rupestres
'As Aventuras de Ook e Gluk: Mestres do Kung Fu Primitivos do Futuro', de Dav Pilkey, foi acusado de racismo contra asiáticos - Reprodução

"Eu espero que vocês, meus leitores, me perdoem, e aprendam que estereótipos e racismo são prejudiciais a todos", disse Pilkey, de 55 anos, em uma declaração no YouTube, no dia 26 de março.

A história em quadrinhos sobre um grupo de amigos que salva o mundo usando o kung fu tinha na verdade "a intenção de mostrar a diversidade, igualdade e a resolução de conflitos por meios não violentos", mas foi um tiro que saiu pela culatra, segundo ele.

"Foi trazido à minha atenção que esse livro contém também estereótipos raciais prejudiciais e imagens racistas", afirmou Pilkey. "Foi —e continua sendo— errado e ofensivo para meus leitores, amigos, familiares e todas as pessoas asiáticas."

A medida acontece durante um momento de questionamento sobre abusos e violência contra asiáticos nos Estados Unidos, após o assassinato de seis mulheres de origem asiática em estabelecimentos na região da cidade de Atlanta.

A decisão de retirar o livro de circulação neste mês ocorre também depois da remoção de uma série de títulos escritos décadas atrás pelo autor infantil Dr. Seuss, por conterem imagens ofensivas e racistas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.