Descrição de chapéu Cinema

Oscar não será transmitido em Hong Kong pela primeira vez em mais de meio século

A decisão surge após ordem do departamento de propaganda do Partido Comunista da China

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Hong Kong | AFP

A cerimônia do Oscar não será transmitida em Hong Kong pela primeira vez em mais de meio século, confirmou a emissora local TVB nesta segunda-feira (29). Ainda há dúvidas se os principais prêmios de Hollywood serão exibidos na China continental.

A festa tem sido transmitida em Hong Kong todos os anos desde 1969 pela TVB, em inglês. Agora, nenhum canal exibirá a cerimônia de premiação que acontece no mês que vem.

"A decisão de não acompanhar o Oscar este ano foi puramente comercial", disse um porta-voz da TVB à AFP.

Essa decisão surge depois que a Bloomberg News informou, no início do mês, que o departamento de propaganda do Partido Comunista da China ordenou aos veículos da imprensa estatal que minimizassem o Oscar e não transmitissem a festa ao vivo.

O motivo mais provável por trás da decisão é a indicação de "Do Not Split", um documentário de curta-metragem sobre os protestos pró-democracia de Hong Kong, assim como as quatro indicações para a diretora americana de origem chinesa Chloe Zhao por "Nomadland".

Mulher asiática sorri
Cineasta Chloe Zhao na 41ª edição do Festival de Cinema de Deauville - Charly Triballaeu/AFP

Desde então, a imprensa estatal publica artigos críticos ao documentário, enquanto os nacionalistas atacam Zhao pelos comentários que ela vem fazendo sobre a China há anos.

A emissora estatal CCTV, que transmitiu as edições anteriores do Oscar, ainda não informou se mantém a programação deste ano.
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.