Descrição de chapéu Cinema Televisão

Antes de Meghan e Harry, séries e filmes já retratavam intrigas da realeza britânica

Representações ficcionais e documentais da família real ajudam a entender impacto da entrevista de Oprah Winfrey

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Desde que o príncipe Harry e sua mulher, Meghan Markle, a duquesa de Sussex, foram entrevistados pela apresentadora americana Oprah Winfrey, neste domingo e que será exibida nesta quinta pelo GNT, a realeza britânica virou um dos assuntos mais comentados na TV, em jornais e nas redes sociais.

Na entrevista, o casal relatou uma série de motivos que os levou a se desligar da família real, no ano passado. Entre eles, as preocupações da realeza sobre o quão escura seria a cor de pele do primeiro filho do casal, Archie, segundo Markle.

"Naqueles meses, quando eu estava grávida, havia preocupações e conversas sobre o quão escura a pele dele poderia ser quando ele nascesse", disse ela. O casal, no entanto, não disse nomes de quem teria dito isso.

Além das acusações de racismo, a família real recebeu outras críticas do casal. Mas essa não é a primeira vez que ela se envolve em polêmicas. Muitas delas, aliás, já foram retratadas em filmes, séries e documentários.

Veja a seguir alguns deles para conhecer a monarquia britânica.

‘The Crown'

A série "The Crown", de Peter Morgan, produzida pela Netflix, é um dos grandes sucessos do tema. Lançada em 2016, a obra ficcional narra rivalidades políticas, romances e intrigas envolvendo a família real britânica em parte do século passado.

A trama traz até o suposto envolvimento de um dos membros da família numa rede criminosa de abuso de menores.

Sua última temporada, que estreou no ano passado, recebeu críticas de historiadores e pessoas próximas da família, que acusam Morgan de distorcer os fatos.

Disponível na Netflix


'Elizabeth: A Idade de Ouro'

Dirigido por Shekhar Kapur, o longa de ficção "Elizabeth: A Idade de Ouro", lançado em 2008, narra a parte da história de Elizabeth 1ª, rainha da Inglaterra e da Irlanda entre os anos de 1558 e 1603, e recebeu o Oscar de melhor figurino.

O filme, estrelado pelos atores Cate Blanchett, Geoffrey Rush e Clive Owen, está na Netflix. Ele é uma sequência de "Elizabeth", lançado em 1998, que também está disponível na Netflix, além do iTunes e Looke.

Disponível na Netflix e para aluguel nas plataformas Claro Video (R$ 6,90) e Apple TV (R$ 11,90)


'O Discurso do Rei'

O longa de ficção "O Discurso do Rei", de Tom Hooper, chegou aos cinemas em 2011, e conta a história do rei George 6º, papel de Colin Firth, quando chamado para substituir o irmão Edward 8º, que renunciou à sucessão.

Disponível no Amazon Prime


'Lady Di: Suas Últimas Palavras'

Dirigido por Tom Jennings, "Lady Di: Suas Últimas Palavras", é um documentário lançado em 2017 e produzido pela National Geographic.

O filme conta a vida da princesa Diana, primeira mulher do príncipe Charles, desde seu nascimento até sua polêmica morte, em 1997.

Disponível no Disney+


'Duas Rainhas'

Lançado em 2019, "Duas Rainhas", primeira direção de Josie Rourke no cinema, é um longa de ficção que conta a história da rainha Mary Stuart, que ao retornar à Escócia, onde nasceu, reivindica o trono ocupado por Elizabeth 1ª, sua prima.

Disponível no Amazon Prime


'​The Tudors'

A série fictícia "The Tudors", lançada em 2007 e dividida em quatro temporadas, retrata período em que a dinastia homônima reinou na Inglaterra.

O grande foco da história é o rei Henrique 8º, famoso pela vida sexual conturbada na busca de um herdeiro homem e por mandar cortar a cabeça de Ana Bolena, sua segunda mulher.

Disponível no Amazon Prime


'Jeffrey Epstein: Poder e Perversão'

A série documental "Jeffrey Epstein: Poder e Perversão", lançada no ano passado, tem como foco o americano bilionário Jeffrey Epstein, e detalha o suposto esquema de tráfico sexual em que o príncipe britânico Andrew estaria envolvido.

Andrew, no entanto, nega todas as acusações, que incluem relatos de agressões contra mulher e sexo com menor de idade.

Disponível na Netflix

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.