Descrição de chapéu Filmes

Frances McDormand ganha seu terceiro Oscar de melhor atriz por 'Nomadland'

Americana empata só com Meryl Streep como atriz viva com mais estatuetas da academia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A americana Frances McDormand, de 63 anos, venceu pela terceira vez o Oscar de melhor atriz, desta vez por "Nomadland", de Chloé Zhao.

A única outra mulher viva a ter a mesma marca é Meryl Streep —e um de seus prêmios é de melhor atriz coadjuvante, por "Kramer vs. Kramer".

frances mcdormand
A atriz Frances McDormand, que venceu o Oscar por 'Nomadland' - AFP

McDormand só perde para Katharine Hepburn, que morreu em 2003 com quatro troféus do Oscar na estante. Dois atores homens também têm três estatuetas, Jack Nicholson e Daniel Day-Lewis.

A atriz já havia ganhado o mesmo troféu por "Três Anúncios para um Crime", de Martin McDonagh, há três anos, e por "Fargo", dos irmãos Joel e Ethan Coen, em 1997.

Em "Nomadland", ela interpreta Fern, uma mulher que perde o emprego após a morte do marido e sai de sua cidade para viver como nômade.

O filme venceu também o Oscar principal da noite, de melhor filme, e consagrou sua diretora, Chloé Zhao, a segunda mulher oscarizada na categoria da história.

A atriz já havia concorrido outras três vezes ao Oscar de melhor coadjuvante, por "Mississippi em Chamas", de Alan Parker, em 1989; "Quase Famosos", de Cameron Crowe, em 2001; e "Terra Fria", de Niki Caro, em 2006.

"Minha voz é a minha espada. Nós sabemos que a espada é o nosso trabalho, e eu gosto de trabalhar. Obrigada por reconhecer isso", disse a atriz, durante o discurso —no qual também uivou feito lobo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.