Descrição de chapéu Livros

Morre Alfredo Bosi, um dos maiores críticos literários do Brasil, de Covid, aos 84 anos

Professor emérito da USP e membro da Academia Brasileira de Letras, ele foi um dos principais intérpretes do país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Morreu nesta quarta-feira, aos 84 anos, o escritor Alfredo Bosi, professor emérito da Universidade de São Paulo, membro da Academia Brasileira de Letras e um dos maiores críticos literários do país.

Ele estava internado em um hospital de São Paulo com Covid-19. Segundo pessoas próximas ao crítico, ele não estava intubado e sua situação era considerada estável nos últimos dias.

A informação foi confirmada pela Companhia das Letras, editora na qual publicou obras como "Dialética da Colonização", de 1992, e "Brás Cubas em Três Versões: Estudos Machadianos", de 2006.

alfredo bosi
O crítico literário Alfredo Bosi - Ormuzd Alves - 14.out.1992/Folhapress

Nascido em São Paulo, Bosi se formou em letras pela USP, onde também obteve doutorado em literatura italiana. Após estudar na Itália por dois anos, passou a dar aulas de língua e literatura italiana na instituição.

Aos 34 anos, em 1970, publicou "História Concisa da Literatura Brasileira", manual que rapidamente se tornou referência em estudos literários e o firmou como nome de proa na crítica brasileira. No mesmo ano, obteve o título de livre-docência pela USP.

Em 1997, se tornou diretor do Instituto de Estudos Avançados da universidade e em seguida passou a editar a revista Estudos Avançados. Em 1993, venceu o prêmio Jabuti na categoria de ciências humanas.

Dez anos depois, assumiu uma cadeira na Academia Brasileira de Letras. Entre suas principais obras também estão "O Ser e o Tempo da Poesia", "Céu, Inferno: Ensaios de Crítica Literária e Ideológica", "Dialética da Colonização" e "Literatura e Resistência". Escreveu, para a coleção Folha Explica, um livro sobre Machado de Assis em 2002.

O crítico era viúvo da psicóloga Ecléa Bosi, também professora emérita da USP morta há quatro anos, e deixa os filhos Viviana e José Alfredo.

Erramos: o texto foi alterado

O nome do filho de Alfredo Bosi é José Alfredo, não João Alfredo. O texto foi corrigido.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.