Oitavo volume da Coleção Folha expõe evolução política do país em fotos de protestos

Momentos cruciais na luta pela democracia estão registrados pelos fotógrafos do jornal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Briga entre alunos do Mackenzie e da USP em outubro de 1967 Gil Passarelli - 26.out.1967/Folhapress

São Paulo

O oitavo dos dez livros da Coleção 100 Anos de Fotografia - Pelas Lentes da Folha chega às bancas no domingo, dia 18. Ele é dedicado a fotos de manifestações, e deixa evidente uma das vocações do projeto, que é contar em imagens a história do Brasil.

"Manifestações - Da Revolução de 32 às Diretas Já" é praticamente uma exposição da evolução política no país, elencando momentos de ruptura na sociedade. Exemplos não faltam nas páginas, e muitas imagens ganham ironia.

Multidão ocupa a praça da Sé em comício pelas eleições diretas para presidente, no dia do aniversário de São Paulo- - Fernando Santos - 25.jan.1984/Folhapress

Entre elas, estão as fotos publicadas em sequência que exibem passeatas com faixas dirigidas ao desejo de tirar do poder os ocupantes da Presidência da República. "Fora, Collor", em setembro de 1992, é uma imagem registrada pelo fotógrafo Eder Chiodetto. "Fora, FHC" é de maio de 2001, por Caio Guatelli. Antônio Gaudério fez a foto "Fora, Lula" em setembro de 2005. "Fora, Dilma", de abril de 2015, é de autoria de Joel Silva. "Fora, Temer" foi clicada por Marlene Bergamo em setembro de 2016. E Alice Vergueiro registrou em outubro de 2019 a faixa "Fora, Bolsonaro".

Como é uma característica constante em todos os livros da coleção, as informações que acompanham as fotografias acabam se tornando aulas informais de história. E a história dá mesmo muitas voltas.

Líderes que marcaram períodos na vida política brasileira têm expostas verdadeiras gangorras de popularidade nessas imagens. Getúlio Vargas e Jânio Quadros, por exemplo, são personagens tanto de manifestações fervorosas de apoiadores quanto de ruidosas aglomerações contra suas trajetórias políticas.

Como o título do volume antecipa, momentos cruciais na luta pela democracia estão registrados pelos fotógrafos da Folha, os grandes homenageados da coleção. São grandes nomes do fotojornalismo que ajudaram a Folha a criar sua identidade visual neste século de existência, comemorado em fevereiro deste ano.

A Revolução Constitucionalista de 1932, as passeatas mobilizadas antes e depois do golpe militar de 1964, e a campanha das Diretas Já, documentada e apoiada pela Folha em 1984, surgem em diversas fotos de grande impacto.

Cada fascículo da coleção, vendido nas bancas por R$ 24,90, traz um pôster impresso em papel especial, que pode ser emoldurado. Neste volume, exibe uma das imagens mais importantes da história do fotojornalismo da Folha. Feita por Fernando Santos, em abril de 1984, mostra uma multidão na praça da Sé, no centro de São Paulo, em ato pelas Diretas Já.

28.fev São Paulo
7.mar Transportes
14.mar Infância
21.mar Cotidiano
28.mar Comércio
4.abr Brasileiras
11.abr Trabalho
18.abr Manifestações
25.abr Imigrantes
2.mai Nostalgia

Coleção 100 Anos de Fotografia - Pelas Lentes da Folha

  • Onde Compras pelo site folha.com.br/100anosdefotografia
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.