Show para 5.000 pessoas em Barcelona não deixa sinais de coronavírus, diz médico

Evento era parte de um teste clínico para buscar formas seguras de fazer retomada das atividades

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Barcelona | AFP

Não há nenhum sinal de contágios após o show com 5.000 espectadores ocorrido em 27 de março em Barcelona, na Espanha, como parte de um teste clínico para buscar formas seguras de fazer eventos em meio à pandemia da Covid-19, anunciaram nesta terça-feira (27) os organizadores.

Os espectadores não precisaram respeitar o distanciamento físico, mas utilizaram máscara, e "não há nenhum sinal que sugira que aconteceu uma transmissão [do novo coronavírus] dentro do evento", anunciou Josep Maria Llibre, médico do hospital Germans Trias I Pujol.

Todos os participantes foram submetidos a um teste de antígenos antes do evento e usaram máscaras PFF2 durante o espetáculo.

De acordo com o médico, foram registrados apenas seis casos positivos, 15 dias depois do show, e os organizadores têm certeza de que "em quatro casos a transmissão não aconteceu durante o evento". "Com ventilação otimizada, triagem de antígenos e uso de máscara, é possível garantir um espaço seguro", disse o médico.

O show do grupo Love of Lesbian, um dos principais do cenário musical espanhol, foi promovido por um grupo de festivais e promotores musicais e pelo hospital Germans Trias I Pujol com o objetivo de mostrar que as apresentações podem ser compatíveis com a pandemia.

"Acredito que, mais uma vez, Barcelona e a cultura barcelonesa estão na vanguarda de uma situação que é nova, que consiste em preservar a atividade cultural com todas as garantias de saúde", celebrou Jaume Collboni, vice-prefeito da cidade.

"O mundo olha para nós, muitas pessoas nos perguntam como fizemos. O trabalho colaborativo foi a chave", disse Angels Ponsa, secretária de Cultura do governo da Catalunha.

A mesma equipe organizou em dezembro um teste piloto desse protocolo em uma casa de espetáculos de Barcelona, com 500 participantes previamente testados para Covid-19. Depois de vários dias, nenhum foi recebeu um diagnóstico positivo.

O show de Barcelona foi uma das poucas iniciativas do tipo organizadas na Europa. Outro espetáculo similar aconteceu em março na Holanda, com 1.300 pessoas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.