Coleção Folha para crianças tem início com as biografias de Albert Einstein e Mozart

Cientista ajudou a explicar o funcionamento do universo, e músico compôs sua primeira ópera aos 13 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Chega neste domingo às bancas e livrarias, além de estar disponível para encomendas no site do jornal, a Coleção Folha Grandes Biografias para Crianças.

O lançamento trará em cada um de seus 30 volumes a biografia de pessoas que mudaram o rumo da humanidade.

A coleção surge como uma grande aliada para que as crianças conheçam a obra de alguns dos principais agentes históricos do planeta ao longo dos séculos.

As publicações também têm o intuito de transmitir valores como respeito, determinação, generosidade, entre outros, além de ensinar boas histórias e inspirar os pequenos leitores em tempos tão difíceis como os nossos agora.

A primeira edição da coleção é "Albert Einstein - O Cientista que Explicou Como Funciona o Universo".

A publicação contará a infância do personagem e como estranhamente o pequeno Einstein parecia muito devagar e pouco promissor para o campo das ciências em seus primeiros anos de vida. O livro também contará que, graças às teorias de Einstein, foram feitas muitas outras descobertas e invenções, como, por exemplo, o GPS.

Por falar em criações, o segundo livro contará a história de uma criança que, aos 13 anos, já tinha concluído um feito que muitos levariam uma vida inteira para fazer —compor sua primeira ópera. A história do músico Wolfgang Amadeus Mozart é fascinante. Ainda na infância, começou a tocar piano com quatro anos de idade e, aos seis, já tinha ganhado fama entre as cortes reais europeias, viajava por diversos lugares e conhecia os mais bonitos palácios.

A paixão pela viagem e por conhecer novos países salta aos olhos na biografia do músico. O livro também ensina que o mais importante para Mozart era poder viajar por diversos lugares e ser livre para compor a sua música.

As biografias não ficam restritas apenas aos personagens de países europeus —além de Einstein e Mozart, os pequenos poderão entrar em contato com pessoas, culturas e acontecimentos históricos de países do mundo todo.

Dentre outras, a coragem de Rosa Parks, ativista americana que lutou contra o racismo nos Estados Unidos e desencadeou vários protestos a favor de seus pares, ou com a perseverança de Nelson Mandela, líder sul-africano que desobedeceu leis injustas e será tema do terceiro volume.

Também estão contempladas figuras como Wangari Maathai, ativista queniana e primeira mulher africana a receber o Nobel da paz, Rigoberta Menchú, indígena guatemalteca defensora dos direitos humanos e vencedora do mesmo prêmio, Marie Curie, cientista que conduziu as primeiras pesquisas sobre a radioatividade, Louis Braille, que criou o sistema de leitura para cegos, e Louis Pasteur, o cientista que preveniu doenças por meio de suas descobertas.

A coleção também não esquece figuras que ficaram conhecidas no Brasil, como a escritora Clarice Lispector e o inventor Santos Dumont.

Todos os livros possuem capa dura e trazem atividades para fixar as histórias em suas páginas finais. Os textos foram adaptados ao público infantil, e cada volume tem ilustrações que transportam as crianças para o cotidiano e os fatos marcantes da vida dos biografados. As atividades finais inclusive auxiliam no desenvolvimento dos pequenos e facilitam o aprendizado.

Os livros foram editados para que temas como o embate de Martin Luther King contra o racismo ou a perseguição à Mahatma Gandhi ficassem adequados à compreensão dos pequenos leitores.

Os livros estão disponíveis para compra individualmente ou, se o comprador preferir, a coleção toda de uma só vez. Vale ressaltar que, adquirindo o primeiro volume sobre Albert Einstein, o segundo, sobre Mozart, é grátis.


COMO COMPRAR

Site da coleção

Telefone (11) 3224-3090 (Grande São Paulo) e 0800 775 8080 (outras localidades) ou nas principais bancas do Brasil

Frete grátis para SP, RJ, MG e PR (na compra da coleção completa)

Parcelamento em até dez vezes sem juros na compra da coleção completa

Assinante Folha ganha quatro livros na compra da coleção completa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.