Descrição de chapéu Filmes Globo de Ouro

Globo de Ouro faz mudanças mirando diversidade, após ausência de negros na equipe

Premiação foi alvo de críticas neste ano, quando jornal americano revelou denúncias de corrupção contra evento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lisa Richwine
Los Angeles | Reuters

Os membros da HFPA (Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, na sigla em inglês), o grupo responsável pela distribuição anual dos prêmios do Globo de Ouro para obras de televisão e cinema, aprovaram nesta quinta (6) mudanças com o objetivo de diversificar sua equipe, após ser alvo de críticas recentemente.

Entre os passos está a contratação de um diretor de diversidade, enfatizando o recrutamento de jornalistas negros e ampliando a seleção para o grupo de jornalistas estrangeiros especializados em cultura e entretenimento.

A organização também aprovou, em votação, a inclusão de 20 novos membros neste ano e a expansão da composição da equipe em 50% pelos próximos 18 meses.

As mudanças haviam sido propostas pelo conselho da HFPA no início da semana.

"A votação esmagadora de hoje para reformar a associação reafirma nosso compromisso com a mudança", afirmou o presidente da HFBA, Ali Sar, em nota.

As transformações acontecem após uma investigação publicada em fevereiro pelo jornal americano Los Angeles Times revelar que não havia até então pessoas negras na HFPA.

O jornal também levantou questões éticas sobre a relação próxima entre a HFPA e os estúdios de cinema que podem influenciar na escolha dos indicados e vencedores do Globo de Ouro.

A polêmica ofuscou a cerimônia em fevereiro, uma das principais premiações de Hollywood e que anualmente antecede a entrega do Oscar.

As novas regras exigem que membros da HFPA parem de aceitar itens promocionais presenteados por estúdios de cinema e TV e que o grupo publique uma lista pública de membros com links para seus trabalhos.

"Entendemos que o trabalho duro começa agora", disse Sar. "Continuamos dedicados a nos tornarmos uma organização melhor e um exemplo de diversidade, transparência e responsabilidade no setor."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.