Coleção Folha apresenta a trajetória de Malala, a mais jovem Nobel da paz

Novo livro da série de biografias para crianças conta a história da menina paquistanesa que luta pelo direito à educação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

É com um tom de perseverança que a Coleção Folha Grandes Biografias para Crianças conta a história da jovem paquistanesa Malala Yousafzai, que, ao contrário dos biografados em publicações anteriores, ainda está viva e teve parte de sua vida amplamente acompanhada pelos meios de comunicação de todo o mundo.

Ela nasceu em 1997 no Paquistão, que, a exemplo de muitos outros países, nunca promoveu uma política de igualdade entre os sexos e, dessa maneira, permitiu ao longo dos anos que vários direitos e serviços fossem negados à população feminina.

Malala, entretanto, teve a sorte de vir ao mundo numa família que era exceção à regra. Seu pai era professor, dono de escolas, e sempre incentivou o acesso da personagem biografada à educação.

ilustração
Ilustração do livro 'Malala Yousafzai - A Menina que Defendeu os Direitos das Crianças', 6º volume da Coleção Folha - Grandes Biografias para Crianças - Reprodução

Ainda que ela gozasse de certo privilégio, após a chegada do talibã ao Paquistão, todas as meninas foram proibidas de frequentar os colégios.

Nessa parte da história, o livro fala sobre a coragem dessa criança que ganhou os noticiários por desafiar essa parcela de fundamentalistas islâmicos para ir à escola e exercer seu direito à educação.

Esse grupo de fundamentalistas religiosos acreditava que, segundo ordens divinas, as mulheres deveriam permanecer analfabetas e subservientes às vontades masculinas. Os atos de Malala não passaram despercebidos, e a menina foi vítima de três tiros num atentado terrorista quando estava no ônibus justamente indo para o colégio.

A jovem não só sobreviveu ao atentado, como também iniciou um movimento de acesso à educação para mulheres em todo o mundo. Sua campanha fez com que se tornasse a pessoa mais jovem a ganhar o prêmio Nobel da paz quando tinha apenas 17 anos.

É possível dizer que esta edição da coleção fala sobre uma história de enfrentamento do machismo, do feminicídio e da opressão. Da mesma maneira, ainda narra a vida dessa jovem que não se manteve quieta e continuou a lutar por uma sociedade mais justa.

No final do livro, também há uma série de perguntas para ajudar os pequenos leitores a memorizarem o que aprenderam com a leitura da biografia de Malala Yousafzai.


COMO COMPRAR

Site da coleção

Telefone (11) 3224-3090 (Grande São Paulo) e 0800 775 8080 (outras localidades)

Nas principais bancas do Brasil

Frete grátis SP, RJ, MG e PR (na compra da coleção completa)

Parcelamento em até dez vezes sem juros na compra da coleção completa

Assinante Folha ganha quatro livros na compra da coleção completa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.