Coleção Folha narra história de Anne Frank, menina que fez diário durante o nazismo

Quarto volume da série de biografias para crianças toca em temas duros de maneira adequada para os pequenos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Neste final de semana, a Coleção Folha Grandes Biografias para Crianças trará a história da pequena Anne Frank, uma criança judia que escreveu suas percepções sobre a vida enquanto permanecia escondida do regime nazista. Em 1933, quando os nazistas assumiram o poder na Alemanha, Anne Frank e sua família se viram obrigadas a fugir para a Holanda diante do crescente antissemitismo em seu país.

O livro conta a história da fuga e como ela e seus familiares conseguiram se estabelecer em Amsterdã. A protagonista, inclusive, gozou de uma vida normal como qualquer criança nesse tempo. Entretanto, após a invasão alemã, as perseguições aos judeus se iniciaram também na Holanda e todas as já conhecidas atrocidades direcionadas aos judeus aconteceram por lá.

É nessa parte que a publicação infantil se mostra interessante, ao tocar num tema tão duro de maneira adequada ao entendimento dos pequenos.

O livro sabe dimensionar as perseguições nazistas, explica como essa parcela da população era maltratada e obrigada a usar uma estrela amarela nas roupas para que fossem discriminados. Também explica o que foram os campos de concentração e narra o período em que a biografada teve de se esconder num sótão com outros refugiados.

Aliás, nesse período em que viveram no refúgio, Anne, seu pai, sua mãe e sua irmã só conseguiram sobreviver graças à ajuda de amigas da família que transgrediam as leis injustas e mantinham essas pessoas escondidas num espaço que chamavam "Anexo Secreto".

Nesse ponto, o livro também é relevante ao ensinar aos pequenos que Anne e sua família só continuaram vivos, ainda que por um período, porque outras pessoas ousaram desobedecer à "política de tortura e assassinato de milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial".

A publicação tem o objetivo de ensinar às crianças como aquela época foi terrível, como o fanatismo e o racismo são perigosos e de como é importante lutar contra eles.


COMO COMPRAR

Site da coleção

Telefone (11) 3224-3090 (Grande São Paulo) e 0800 775 8080 (outras localidades)

Nas principais bancas do Brasil

Frete grátis SP, RJ, MG e PR (na compra da coleção completa)

Parcelamento em até dez vezes sem juros na compra da coleção completa

Assinante Folha ganha quatro livros na compra da coleção completa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.