Descrição de chapéu Televisão

Morte de Bussunda há 15 anos, na Copa do Mundo, comoveu o Brasil; relembre

Além de humorista e ator, o carioca também tinha trabalhado como jornalista antes de ingressar no 'Casseta & Planeta'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Nesta quinta-feira (17), se completam 15 anos da morte do humorista carioca Bussunda. O ator morreu aos 43 anos, devido a um ataque cardíaco, na Alemanha, onde estava cobrindo a Copa do Mundo para o programa humorístico "Casseta & Planeta", da TV Globo, do qual fazia parte desde 1992.

Além de humorista e ator, Bussunda também trabalhou como cronista e jornalista. Foi redator da revista Casseta Popular e do programa de humor "TV Pirata", também na Globo.

No "Casseta & Planeta", o ator ganhou grande destaque e fez uma série de personagens icônicos, como o ex-presidente Lula e o jogador Ronaldo.

Quando sua morte foi anunciada, na manhã do ocorrido, diversas celebridades e amigos do humorista lamentaram a sua morte. Leia a seguir algumas das homenagens da Bussunda registradas por este jornal em 17 de junho de 2006.

Lula, então presidente da República

"Deixo o meu profundo sentimento de solidariedade e desejo-lhes toda força e paz necessárias neste momento de tristeza."

José Lavigne, diretor do 'Casseta & Planeta'

"O Bussunda era uma espécie de Buda, nosso dalai-lama. Um ponto de equilíbrio [do grupo]. Vamos fazer um programa com imagens que o Bussunda gostaria de ver. Depois, por uma questão de bom senso, deixaremos de mostrar imagens dele."

Manoel Carlos, autor de telenovelas

"Bussunda era um bom amigo, extremamente cordial, e nossa relação ficou ainda mais estreita após as paródias às novelas. Não tinha preferência por nenhuma paródia a algum personagem [das telenovelas] em especial. Ele próprio era um personagem formidável."

Branco, então jogador de futebol

"A seleção não vai ficar abalada [com a morte]. Pelo contrário, [eles] vão dedicar a vitória a ele."

Angélica, apresentadora de TV

"Vou rezar pelas duas famílias —a dele [Bussunda] e a do 'Casseta'."

Hélio de la Peña, humorista do 'Casseta & Planeta'

"Vamos continuar com o programa para dar alegria ao Brasil. Vamos mostrar o que aprendemos com ele."

Marcelo Madureira, humorista do 'Casseta & Planeta'

"Bussunda deixa um legado. Aprendemos muito com ele. Temos que honrar o legado que ele deixou. Temos um compromisso com o público dele. Nós trabalhávamos juntos havia 30 anos. Foi uma perda muito grande, afetiva e pessoal. Não estou conseguindo dimensionar ainda."

Hubert Aranha, humorista do 'Casseta & Planeta'

"É uma grande perda. Era a nossa estrela, a cara do grupo. Era naturalmente engraçado, como se fosse um Obelix que tivesse caído num caldeirão de piadas. Ele encarava um lado legal do Brasil, de honestidade e de alegria. Nós, com certeza, faremos uma homenagem no programa de terça."

Maria Paula, apresentadora do 'Casseta & Planeta'

"Posso garantir que Bussunda se divertiu muito na vida e me divertiu também. O cara era da pesada em todos os sentidos e vai fazer falta demais. Parece mentira, parece que estamos vivendo um pesadelo, é uma dor que eu não consigo descrever. Ele sempre foi um cara muito bacana. Quero que se lembrem dele como um grande humorista, como alguém que trouxe alegria para o Brasil."

Ziraldo, escritor

"O conheci quando ele era adolescente e esteve no Pasquim. Era o carioca padrão. Estou triste como se tivesse perdido um sobrinho."

Juca Chaves, humorista

"Ele dava tanta alegria, e as pessoas que dão alegria não poderiam morrer nunca. Quando morre um humorista, o Brasil sempre perde alegria. O humor é a ginástica da inteligência."

Ary Toledo, humorista

"Ele representava a renovação do humor no Brasil, era criativo e muito aceito pelo público. Lamento que tenha morrido prematuramente porque ele ia evoluir muito ainda."

Silvio de Abreu, autor de telenovelas

"A sua irreverência, sua graça e seu brilhantismo vão fazer uma falta enorme na nossa televisão tão carente de sagacidade e inteligência. Infelizmente, por mais talentosos que todos os cassetas sejam, e são, ninguém conseguirá criar outra 'Baleíssima' [paródia da abertura da novela 'Belíssima'] com o desprendimento e a graça com que Bussunda fez."

Grace Gianoukas, atriz

"Era um ícone do humor, ajudava o povo brasileiro a rir de si mesmo, a aliviar as agruras. Vai que lá estava meio chato e mandaram chamá-lo? Ele, Oscarito, Grande Otelo e Rogério Cardoso. Olha que beleza..."

Emílio Surita, do 'Pânico na TV'

"Está todo mundo chateado. Todo mundo do 'Pânico' era fã dele, eles são os precursores de toda essa palhaçada e referência para todo mundo que faz humor, desde a época do 'TV Pirata'. O Bussunda era a cara do 'Casseta'."

Marcelo Mansfield, ator

"Estamos de luto. Acho que perdemos um gênio, uma pessoa que tinha um estilo tão pessoal e brasileiro, que fez tanta gente dar risada."

Roberto Carlos, jogador da seleção brasileira na Copa de 2006

"Acho que o Bussunda poderia ter sido salvo se tivesse tido um atendimento imediato. Isso tem que ser investigado. Estamos todos muito tristes."

Cafu, jogador da seleção brasileira na Copa de 2006

"Essas coisas pegam a gente de surpresa. É claro que ficamos muito tristes."

Kaká, jogador da seleção brasileira na Copa de 2006

"Ele sempre estava sacaneando a seleção, mas a gente sabia que era tudo brincadeira, um programa de humor."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.