Descrição de chapéu Cinema

Oscar homenageará Samuel L. Jackson e Danny Glover em sua edição do ano que vem

Cineastas americanos serão celebrados ao lado da roteirista Elaine May e da atriz norueguesa Liv Ullmann

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Los Angeles | Reuters

Os atores Samuel L. Jackson e Danny Glover estão entre as quatro pessoas que receberão um Oscar honorário em 2022 por suas contribuições ao cinema, anunciou a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, nesta quinta-feira (25).

Os dois estão entre os próximos ganhadores do Prêmio dos Governadores, da Academia, que será entregue numa cerimônia em janeiro. Outros homenageados são a roteirista e diretora Elaine May e a atriz norueguesa Liv Ullmann.

Os ganhadores "tiveram um impacto profundo no cinema e na sociedade", disse o presidente da Academia, David Rubin, em comunicado.

Homem negro em frente a cartaz da Netflix
O ator americano Samuel L. Jackson em 24 de junho de 2021, na Califórnia - Lisa O'Connor/AFP

Jackson, que interpretou Nick Fury em "Vingadores" e em outros filmes da Marvel, apareceu em mais de cem filmes ao longo da carreira. Ele foi indicado ao Oscar por seu papel de assassino no drama "Pulp Fiction", de 1994, do diretor Quentin Tarantino.

Ullmann foi uma colaboradora frequente do diretor sueco Ingmar Bergman. Ela apareceu em "Quando Duas Mulheres Pecam", "A Paixão de Ana", "Gritos e Sussurros" e outros filmes de Bergman. Ela foi indicada para melhor atriz pelo filme "Os Emigrantes" de 1971 e pelo filme "Face a Face" de 1976.

May recebeu indicações ao Oscar de melhor roteiro adaptado por "O Céu Pode Esperar", de 1978, e "Segredos do Poder", de 1999. No início de sua carreira, ela fez parte da dupla de comédia Nichols and May, que estreou em 1958, com Mike Nichols.

Glover, estrela dos filmes "Máquina Mortífera", receberá o Prêmio Humanitário Jean Hersholt por sua defesa da justiça e dos direitos humanos. Ele atualmente atua como um embaixador do Unicef.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.