Descrição de chapéu Obituário Paulo Thiago (1945 - 2021)

Paulo Thiago, diretor de 'Policarpo Quaresma', morre aos 75 anos no Rio de Janeiro

Cineasta estava internado desde o início de maio e tinha planos para um filme baseado na obra de Ferreira Gullar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O cineasta Paulo Thiago morreu aos 75 anos durante a madrugada deste sábado, dia 5, no Rio de Janeiro.

Diretor de filmes como "Vagas para Moças de Fino Trato”, de 1993, “Policarpo Quaresma, Herói do Brasil”, de 1997, e “Orquestra dos Meninos”, de 2008, ele estava internado no hospital Samaritano desde o dia 7 de maio. A morte foi causada por uma parada cardíaca após uma doença hematológica.

O cineasta Paulo Thiago durante filmagens do documentário 'O Poeta de Sete Faces', sobre Carlos Drummond de Andrade
O cineasta Paulo Thiago durante filmagens do documentário 'O Poeta de Sete Faces', sobre Carlos Drummond de Andrade - Fabrizia Granatieri/Folhapress

Nascido em Vitória, no Espirito Santo, o diretor foi morar no Rio de Janeiro ainda criança, aos cinco anos. Na capital fluminense, cursou economia e sociologia política na PUC, mas decidiu seguir caminho no cinema após se encantar com as sessões da Cinemateca do Museu da Arte Moderna e do Cine Paissandu.

Sua estreia no audiovisual foi em 1969 com o documentário "A Criação Literária de João Guimarães Rosa". Paulo Thiago também presidiu o Sindicato da Indústria Cinematográfica e Audiovisual do Rio de Janeiro e a Associação Brasileira de Produtores Cinematográficos. Ele ainda foi um dos fundadores da Associação Brasileira dos Cineastas.

Uma das suas últimas produções foi "​Memórias do Grupo Opinião", de 2019, que esteve na 24ª edição do festival É Tudo Verdade. O documentário apresenta a trajetória do grupo teatral carioca que foi marco da resistência contra a ditadura.

Antes, dirigiu e roteirizou "A Última Chance", de 2017, longa protagonizado por Marcos Pigossi, baseado na história de ex-traficante que se redime graças às artes marciais.

Paulo Thiago estava no processo de preparação para dirigir "Rabo de Foguete", filme baseado na obra de Ferreira Gullar, e um documentário sobre o grupo musical MPB4.

O corpo do cineasta será velado neste sábado em uma cerimônia restrita à família. Ele deixa a mulher Gláucia Camargos e os filhos Pedro Antonio e Paulo Francisco.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.