Coleção Folha apresenta vida de Marie Curie, primeira mulher a vencer o Nobel

Livro da série de biografias para crianças mostra como a inventora da radiografia conquistou espaço entre os homens

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A próxima edição da Coleção Folha Grandes Biografias para Crianças narra a história da cientista Marie Curie. A polonesa, que nasceu no século 19, viveu grande parte da vida em Paris foi responsável por descobertas científicas que fizeram com que fosse a primeira mulher a receber um prêmio Nobel.

Ao contrário dos outros livros da coleção, a biografia de Curie não dá tanto espaço à infância da homenageada e prefere narrar com detalhes o período em que estudou na Sorbonne, na capital francesa, quando conheceu seu marido, o cientista Pierre Curie, e quando realizou feitos importantíssimos, dentre eles, a descoberta dos raios X.

ilustração
Ilustração do livro 'Marie Curie - A Cientista que Ganhou Dois Prêmios Nobel', 9º volume da Coleção Folha - Grandes Biografias para Crianças - Reprodução

O livro também narra os empecilhos sofridos por Curie. Ela não era rica, era imigrante na França e ainda era mulher. O sexismo, inclusive, é bem exemplificado no livro, que ressalta que mesmo com as melhores notas e sendo responsável pelas descobertas, a biografada só pôde receber seu primeiro Nobel quando seu marido disse que recusaria a premiação se ela não fosse também contemplada.

No início do século 20, a vida de Marie Curie também foi atravessada pela Primeira Guerra Mundial, e o livro conta que, com a intenção de aliviar tanto sofrimento, a cientista projetou um veículo para levar sua máquina de radiografia às frentes de batalha para cuidar dos feridos.

Curie dirigia até onde precisassem de ajuda, sendo uma das primeiras mulheres com habilitação de motorista na França. A biografia ensina às pequenas leitoras que a ciência é um campo aberto a todos.


COMO COMPRAR

Site da coleção

Telefone (11) 3224-3090 (Grande São Paulo) e 0800 775 8080 (outras localidades)

Nas principais bancas do Brasil

Frete grátis SP, RJ, MG e PR (na compra da coleção completa)

Parcelamento em até dez vezes sem juros na compra da coleção completa

Assinante Folha ganha quatro livros na compra da coleção completa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.