Coleção Folha mostra toda a trajetória de Oscar Niemeyer, o arquiteto que criou Brasília

Volume da série de biografias para crianças detalha a obra de curvas e retas inesperadas do criador da capital do país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Coleção Folha Grandes Biografias para Crianças traz um dos mais importantes arquitetos brasileiros em sua próxima edição. A história de Oscar Niemeyer, o "criador de Brasília" como ficou conhecido, chega neste domingo às bancas, livrarias e também ao site do jornal.

O livro torna acessível às crianças os conceitos da arquitetura de Niemeyer, seu "jogo inesperado de retas e curvas", como definia suas obras.

Para além do trabalho, a publicação também toca nas escolhas políticas do artista. Niemeyer, um comunista histórico, chegou a se exilar em Paris após perseguições na ditadura. Uma vez lá, o arquiteto desenhou edifícios icônicos como a sede do Partido Comunista na capital francesa.

A edição também menciona figuras históricas como o presidente Juscelino Kubitschek, o modernista Le Corbusier e o também arquiteto Lucio Costa, este último, inclusive, empregou o biografado como estagiário em seu escritório. A parceria com Costa deu tão certo que Niemeyer aceitou projetar Brasília ao seu lado.

Por falar em Brasília, o livro ainda dedica várias páginas à construção da capital e as dificuldades enfrentadas por Niemeyer nesse projeto.

O arquiteto nos deixou há pouco menos de uma década com impressionantes 104 anos de idade. Em sua parte final, a publicação ressalta que Oscar Niemeyer acreditava que, mais importante que seus trabalhos, eram a vida, a solidariedade e o desejo de um mundo melhor. O resto, ele dizia, era conversa fiada.


COMO COMPRAR

Site da coleção

Telefone (11) 3224-3090 (Grande São Paulo) e 0800 775 8080 (outras localidades)

Nas principais bancas do Brasil

Frete grátis SP, RJ, MG e PR (na compra da coleção completa)

Parcelamento em até dez vezes sem juros na compra da coleção completa

Assinante Folha ganha quatro livros na compra da coleção completa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.