Descrição de chapéu Deutsche Welle

Coronavírus atinge centenas em festival na Holanda que dizia seguir protocolos

Público de shows foi obrigado a comprovar vacinação ou apresentar resultado negativo para teste da Covid-19

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

DW

Cerca de mil pessoas foram infectadas pelo novo coronavírus num festival de música na cidade de Utrecht, na Holanda. A informação foi divulgada por autoridades locais de saúde pública nesta quarta-feira (14).

O número pode ser ainda maior. Cerca de 20 mil pessoas assistiram a dois dias de shows em espaço aberto do Festival Verknipt, em 3 e 4 de julho. Dessas pessoas, ao menos 448 se infectaram no primeiro dia do evento, e outras 516, no segundo dia.

Organizadores afirmaram que estão surpreendidos com o elevado número de infecções e dizem que seguiram todas os protocolos sanitários. Os visitantes foram obrigados a comprovar vacinação ou testes negativos de Covid-19. O ingresso foi controlado para evitar aglomerações, segundo a organização.

Milhares de pessoas aglomeradas em show
Festival de música Verknipt a cidade de Utrecht, na Holanda, realizado no inicio de julho de 2021 - Verknipt no Facebook

A Holanda aboliu quase todas as medidas de combate à pandemia em 26 de junho e voltou a permitir grandes eventos, sob a condição de os visitantes apresentarem um teste negativo ou comprovarem que foram vacinados.

Desde então, no entanto, o número diário de infecções subiu 500% no país. Agora, está em cerca de 8.000 por dia. Pesquisas mostram que a maioria dos holandeses considera que o governo agiu de forma irresponsável ao abolir as restrições.

Nesta segunda (12), o primeiro-ministro Mark Rutte admitiu que o governo errou ao retirar a maioria das restrições para a contenção da pandemia da Covid-19.

A recente alta nas infecções é atribuída pelas autoridades aos jovens, com focos registrados em festivais, discotecas e bares. O governo reagiu ordenando o fechamento de algumas discotecas, assim como regras mais rígidas para bares e cafeterias.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.