Descrição de chapéu Livros Cinema quadrinhos

Shyamalan lança 'Tempo', inspirado em HQ de terror sobre mudanças climáticas

'Castelo de Areia', que embasa filme do diretor, acompanha famílias numa praia onde as horas passam mais rápido

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

pessoa deitada no mar de cabeça pra baixo

A ilustração de capa do quadrinho 'Castelo de Areia', de Fredrik Peeters e Pierre André Levy, que sai pela Tordesilhas Fredrik Peeters/Divulgação

Claudio Gabriel
São Paulo

Quando era pequeno, o autor e diretor de cinema francês Pierre Oscar Levy, hoje com 66 anos, ia todas as férias para a praia de Gulpiyuri, na Espanha. O local, no entanto, parecia estranho, já que vivia sempre vazio. Com o passar dos anos, ele começou a trazer a ideia de uma história, em que o tempo se passava rápido demais dentro daquele ambiente.

A ideia inicial era fazer um filme com partes gravadas ano a ano —próximo ao que foi feito em “Boyhood: Da Infância à Juventude”, de Richard Linklater, e em “Alguma Coisa Assim”, de Esmir Filho e Mariana Bastos. Logo que contou para um produtor, a resposta foi bem direta –“impossível". É o que Levy conta, às risadas, em entrevista por videoconferência.

Toda essa trama acabou, quase 40 anos depois, sendo adaptada no quadrinho “Castelo de Areia”, relançado no Brasil pela editora Tordesilhas. A HQ também ganha as telas dos cinemas agora, numa adaptação do diretor M. Night Shyamalan. Isso poderia até ter acontecido antes —já houve outras seis propostas para uma adaptação em longa-metragem. Mas a questão financeira pesou para só o suspense de Shyamalan ter ido para frente.

A sinopse é a mesma, com duas famílias chegando até uma praia e encontrando um corpo. Lá, elas começam a perceber o tempo mais acelerado, tentam desvendar o que aconteceu e como sair desse ambiente. Mas a forma como a história passou da sétima para a nona arte tem nome e sobrenome –Frederik Peeters.

O quadrinista suíço lançou, há 20 anos, a graphic novel “Pílulas Azuis”, publicada aqui pela Nemo. Logo que leu, três dias depois de sair nas lojas, Levy ficou apaixonado, conversou com Peeters e comprou os direitos de adaptação para as telonas.

O filme nunca saiu do papel, mas resultou numa amizade. Então, em 2010, Levy escreveu o roteiro de “Castelo de Areia” e enviou para o suíço, que topou na hora desenhar. Isso foi num sábado —no domingo, o contrato de publicação estava assinado. “Eu acabei transformando a derrota de nunca ter feito o filme em uma vitória”, conta Levy.

O trabalho original que inspira "Tempo" tem duas discussões, a questão climática e o distanciamento familiar, estando o primeiro bem mais em evidência. “Para mim, ‘Castelo de Areia’ é sobre a era da natureza. Quando eu era criança já sabia dos problemas climáticos. Toda a minha vida estive envolvido dentro desse debate”, diz o autor. “É complicado quando você sabe de um problema que vai acontecer durante toda a sua vida e não vê ninguém fazendo nada para mudar isso.”

O despertar em Levy foi em 1967, quando leu o segundo volume do quadrinho “Valerian”, uma pequena narrativa em que Nova York fica sob as águas. No ano seguinte, viu na TV uma reportagem sobre a possível inundação de diversas cidades, como Tóquio e Bancoc.

“Quando soubermos que seremos extintos, vamos nos sentir como os personagens naquela praia, cheios de medo”, diz. “Precisamos enxergar a natureza como nossa mãe. Por isso, precisamos também de histórias que tragam soluções para esse problema."

Sobre o distanciamento da família, o artista conta que viveu isso na pele, em especial o sentimento de “como as crianças são deixadas completamente sozinhas por adultos”.

A ideia para o personagem Charles veio de uma particularidade da sua família, o fato de seu pai ser um fascista declarado. Dali saiu a inspiração para o homem que põe a culpa de toda a situação numa pessoa negra, que já estava na praia antes de as famílias chegarem ali. Na adaptação para os Estados Unidos, esse personagem será mexicano.

“Castelo de Areia” é um quadrinho que não termina com muitas explicações —ao menos não diretamente. A ideia original do roteiro era trazer um elemento de dominação do governo, algo que acabou não acontecendo, já que Pierre Oscar Levy havia pensado numa trilogia, mas Peeters nunca a aceitou fazer.

O segundo volume até esteve próximo de ir para frente, mas foi rejeitado. Se essas histórias vão aparecer no futuro, o autor duvida muito, porém diz que não tem como prever. “Talvez as pessoas acabem nunca sabendo o que realmente aconteceu ali.”

Castelo de Areia

  • Preço R$ 56 (112 págs.)
  • Autor Frederik Peeters e Pierre Oscar Lévy
  • Editora Tordesilhas
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.