Descrição de chapéu Livros

Alfredo Bosi, crítico literário morto em abril, é tema de seminário online

Professor emérito da USP e membro da Academia Brasileira de Letras foi um dos principais intérpretes do país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um seminário online de homenagem a Alfredo Bosi, morto em abril deste ano por Covid-19, ocorrerá entre os dias 24 e 27 de agosto e terá a participação de nomes como Antônio Nóbrega, José Miguel Wisnik e Frei Betto.

Organizado pelo IEA (Instituto de Estudos Avançados) e pela FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas), da Universidade de São Paulo, o evento "Presença de Alfredo Bosi" será transmitido gratuitamente, no site do IEA.

Homem branco apoia óculos de grau em queixo
O ensaísta e crítico literário Alfredo Bosi em 1992 - Ormuzd Alves/Folhapress

Nascido em São Paulo, Bosi se formou em letras pela USP, onde também obteve doutorado em literatura italiana. Após estudar na Itália por dois anos, passou a dar aulas de língua e literatura italiana na instituição.

Aos 34 anos, em 1970, publicou "História Concisa da Literatura Brasileira", manual que rapidamente se tornou referência em estudos literários e o firmou como nome de proa na crítica brasileira. No mesmo ano, obteve o título de livre-docência pela USP.

Serão quatro dias de homensagens a Bosi, conhecido como um dos maiores críticos literários do Brasil. Ele, que era membro da Academia Brasileira de Letras, morreu dias após ser internado em um hospital de São Paulo com Covid-19.

Em 1997, se tornou diretor do Instituto de Estudos Avançados da universidade e em seguida passou a editar a revista Estudos Avançados. Em 1993, venceu o prêmio Jabuti na categoria de ciências humanas.

Dez anos depois, assumiu uma cadeira na Academia Brasileira de Letras. Entre suas principais obras também estão "O Ser e o Tempo da Poesia", "Céu, Inferno: Ensaios de Crítica Literária e Ideológica", "Dialética da Colonização" e "Literatura e Resistência". Escreveu, para a coleção Folha Explica, um livro sobre Machado de Assis em 2002.

Presença de Alfredo Bosi

  • Quando De 24 a 27 de agosto
  • Onde http://www.iea.usp.br/aovivo
  • Preço Grátis
  • Programação completa http://www.iea.usp.br/eventos/presenca-alfredo-bosi
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.