Charlie Watts era o terceiro Stone mais antigo; lembre quem já integrou a banda

De sua formação clássica, do início dos anos 1960, o conjunto tem agora apenas Mick Jagger e Keith Richards

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Desde quando estabeleceram sua formação clássica, no começo dos anos 1960, os Rolling Stones trocaram de integrantes algumas vezes. Charlie Watts, baterista que morreu nesta terça-feira, era o terceiro membro mais longevo, só atrás de Mick Jagger e Keith Richards.

Mick Jagger, 78 anos

O vocalista, e eventualmente violonista ou guitarrista, segue firme e forte à frente dos Stones, que integra desde 1962, ano da fundação do grupo. Já lançou alguns discos solo.

Keith Richards, 77 anos

O principal guitarrista e que também costuma cantar algumas músicas está nos Stones também desde 1962. Assim como Jagger, já lançou álbuns em carreira solo.

Charlie Watts, 80 anos

Entrou na banda um ano depois da fundação, em 1963. Era o dono das baquetas e gravou todos os discos dos Stones, do primeiro, "The Rolling Stones", de 1964, ao último, "Blue & Lonesome", de 2016.

Ron Wood, 74 anos

O atual guitarrista é agora o terceiro mais longevo do grupo, após a morte de Watts. Entrou na banda em 1975, depois de passar por The Birds, Small Faces e Jeff Beck Group. Substituiu Mick Taylor na guitarra e, mesmo nos Stones, não deixou de tocar com Rod Stewart e gravar discos com outros outros parceiros.

A formação clássica dos Rolling Stones, com Bill Wyman (baixo), Brian Jones (multi-instrumentista), Mick Jagger (voz), Keith Richards (guitarra) e Charlie Watts (bateria) - Divulgação

Brian Jones, morto aos 27

Participou da fundação da banda e, apesar de ter na guitarra seu principal instrumento, também cantava e tocava vários instrumentos, como gaita, cítara, harpa e sax. Tinha problemas com drogas e foi encontrado morto em sua piscina em 1969, um mês depois de ser expulso do grupo.

Bill Wyman, 84 anos

Baixista dos Stones desde o primeiro dia de banda, Wyman saiu do grupo em 1993, cansado das turnês. Conhecido por ser o stone quieto, ele hoje toca em projetos solo e é dono de restaurantes, além de autor de dois livros sobre os Stones. Desde que ele saiu, a banda segue sem baixista oficial, ainda que o músico de apoio Darryl Jones se mantenha no posto de 1993 até hoje, inclusive gravando discos.

Mick Taylor, 72 anos

Guitarrista da fase mais criativa dos Stones, ele ficou na banda entre 1969, quando entrou no lugar de Brian Jones, até 1975, quando deu lugar a Ron Wood. Taylor continuou tocando em discos de diversos artistas, como Bob Dylan e Joan Jett, entre muitos outros. Ele é conhecido como o primeiro stone que deixou voluntariamente a banda.

Ian Stewart, morto aos 47

Fundador da banda, o tecladista foi retirado da formação porque seis pessoas seriam demais para uma banda pop nos anos 1960. Seguiu como empresário de turnês e tocou teclado nos discos do grupo até sua morte, em 1985. Foi eternizado na música "Boogie with Stu", do Led Zeppelin.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.