Descrição de chapéu Televisão

De 'Irmãos Coragem' a 'O Rei do Gado', relembre sucessos de Tarcísio Meira nas novelas

História do ator, morto aos 85 anos em decorrência da Covid, se confunde com a da teledramaturgia no país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Tarcísio Meira chegou à conclusão de que era o homem que mais tinha decorado palavras nessa vida. "Ninguém seria tão idiota a ponto de decorar inutilmente tanta coisa", disse ele em entrevista à Folha em 1996.

De lá para cá, já se passaram 25 anos, e mais milhares de palavras foram decoradas e enunciadas pelo ator, cuja trajetória se funde com aquela das novelas brasileiras.

Os trabalhos de Tarcísio Meira para a televisão começam em 1959, na obra de teleteatro "Noites Brancas", da TV Tupi. Depois, em 1963, ele atuou ao lado de Glória Menezes, já sua mulher na época, na primeira telenovela diária —e gravada— do país, "2-5499 Ocupado", da TV Excelsior.

Em 1967, estreou na TV Globo, onde ficou por 50 anos até ter o contrato encerrado no ano passado. Nesse período, fez papéis marcantes, como João, o mais velho dos irmãos Coragem; o Araponga da novela de mesmo nome, um agente atrapalhado que tomava mamadeira; Raul Pellegrini, o mais abjeto dos personagens que interpretou, segundo o próprio ator; o moderninho João Medeiros de "Um Anjo Caiu do Céu" e outros, como um vampiro em "O Beijo do Vampiro", em 2002, e até mesmo uma árvore, em "Saramandaia", de 2013.

Confira abaixo alguns dos trabalhos mais marcantes de Tarcísio Meira.

'2-5499 Ocupado' (1963)

Primeira telenovela diária e gravada do Brasil, a trama se desenrola a partir de uma ligação por engano ao número do título. A chamada foi feita por Emily, personagem vivida por Glória Menezes que era presidiária e trabalhava como telefonista no presídio. Quem atende é Larry, advogado interpretado por Tarcísio Meira. A história foi contada ao longo de 42 capítulos, cada um com 20 minutos, e foi escrita pelo argentino Migré.

Glória Menezes e Tarcísio Meira em '2-5499 Ocupado'

'Sangue e Areia' (1967)

Em sua estreia na TV Globo, Tarcísio Meira interpreta Juan Gallardo, um toureiro que tem o coração dividido entre Dolores, a filha do patrão com quem teve um filho, e Pilar, com quem casou e engravidou. Ao longo da trama, ele conhece outra mulher, a misteriosa Donã Sol, papel de Glória Menezes, que arranca os próprios olhos para provar sua paixão por Gallardo. No final da história, Pilar morre durante o parto, Gallardo e Sol se casam e cuidam do bebê recém-nascido.

Tarcísio Meira e Glória Menezes em 'Sangue e Areia' - Reprodução

'Irmãos Coragem' (1970)

A novela, um pilar da teledramaturgia brasileira, é uma superprodução para os padrões da época, com uma cidade cenográfica construída para as gravações. A trama, escrita por Janete Clair, misturava faroeste, futebol e uma história de amor entre João, papel de Tarcísio Meira, o mais velho dos irmãos Coragem, e Lara, vivida Glória Menezes, filha do coronel Barros, homem que comandava a cidade fictícia de Coroado. O conflito central começa quando João encontra um diamante, e o coronel, ao ficar sabendo, manda capangas atrás do irmãos para pegar a pedra preciosa.

Cena da novela 'Irmãos Coragem' em 1970, com os atores Tarcísio Meira e Cláudio Cavalcanti. - Reprodução

'Escalada' (1975)

A novela, que se passa entre 1930 e 1960, é centrada na trajetória de Antônio Dias, papel de Tarcísio Meira, um caixeiro-viajante que sai do interior de Minas Gerais e se estabelece em Rio Pardo, em São Paulo. Lá, ele encontra Marina, por quem se apaixona, e Cândida, com quem se casa. Dias investe em uma fazendo de algodão, mas a iniciativa é um fracasso e ele se muda com a mulher para o Rio de Janeiro. Na então capital federal, ele se torna um pequeno empresário com algum sucesso enquanto o casamento desmorona. Ao saber da construção de Brasília, começa a fazer negócios com as empreiteiras. Fica rico, se separa de Cândida e reencontra Marina, com quem se casa.

Susana Vieira e Tarcísio Meira na novela 'Escalada', da TV Globo

'Guerra dos Sexos' (1983)

A novela credenciou Tarcísio Meira para fazer papéis de comédia. Na trama, ele é Felipe, sobrinho de Otávio, vivido por Paulo Autran, e filho adotivo de Charlô, papel de Fernanda Montenegro, dois primos que tiveram uma paixão quando jovens e têm de viver juntos para com a herança deixada por um tio. Felipe fica ao lado de Otávio, e os dois tentam sabotar todas as tentativas das mulheres de tornar bem-sucedida uma loja herdada.

Tarcísio Meira e Glória Menezes em 'Guerra dos Sexos', 1983 - Globo

'Roda de Fogo' (1986)

Tarcísio Meira é Renato, um empresário com sede de poder que muda de vida ao descobrir que suas fortes dores de cabeça são sintomas de um tumor. Os médicos dão a ele mais seis meses de vida e Renato muda radicalmente de comportamento. Termina com a mulher, Carolina, papel de Renata Sorrah, e inicia um caso com a Lúcia, vivida por Bruna Lombardi, juíza de um caso que envolve suas empresas. Depois, Renato destina o lucro da companhia para uma instituição de caridade, o que revolta acionistas e outros empresários.

Bruna Lombardi e Tarcísio Meira em 'Roda de Fogo' - Cedoc

'Araponga' (1990)

Um agente aposentado do Serviço Nacional de Informações que tomava mamadeira, promovia sessões de autoflagelo, sofria de asma, colecionava calcinhas, tinha fixação pela figura da mãe e idolatrava James Bond. Esse era Aristênio Catanduva, o Araponga, personagem de Tarcísio Meira na novela que fazia sucesso com as mulheres.

'De Corpo e Alma' (1992)

A trama da novela traz Diogo, papel de Tarcísio Meira, um juiz que decide largar a mulher Antônia, vivida por Betty Faria, depois se apaixonar por Bettina, papel de Bruna Lombardi. Eles vão viajar juntos, mas ele se arrepende e a deixa o esperando no aeroporto. Ao ir embora, Bettina sofre um acidente e tem morte cerebral. O coração dela é doado para Paloma, que tinha problemas cardíacos. Diogo, então, se vê apaixonado por Paloma. A novela trouxe ao debate a doação de órgãos, mas ficou marcada pelo assassinato da atriz Daniella Perez.

'Pátria Minha' (1994)

Foi Raul Pellegrini o personagem mais nojento, abjeto, execrável e desprezível que já interpretou, segundo o próprio Tarcísio Meira. Pellegrini é um empresário rico, dono de várias empresas e negócios escusos, que tem uma filha de perfil oposto ao dele. Os atritos entre pai e filha se acentuam quando ela o vê demitindo um motorista com insultos racistas.

Tarcísio Meira em cena da novela 'Pátria Minha' - Reprodução

'O Rei do Gado' (1996)

A pausa nos papéis de galã continuou e Tarcísio Meira deu vida ao fazendeiro Berdinazzi, inimigo de Mezenga, interpretado por Antônio Fagundes. A rivalidade entre os dois acontece por uma disputa de terras, uma faixa que divide as fazendas de café das duas famílias. A chapa esquenta quando Berdinazzi descobre que sua filha está apaixonada pelo filho de Mezenga.

Tarcísio Meira em cena da novela "O Rei do Gado" - Divulgação/Rede Globo

'Torre de Babel' (1998)

Tarcísio Meira dá vida a César Toledo, empresário e dono do shopping Tropical Tower, a torre do nome da novela. A história começa anos antes, em 1970, durante a festa de inauguração do shopping, quando o pedreiro José Clementino, papel de Tony Ramos, vê sua mulher transando com dois outros homens e a mata. Toledo, então, chama a polícia e depõe contra Clementino. Anos mais tarde, Clementino sai da prisão e põe seu plano de vingança em prática.

Tarcísio Meira e Glória Menezes em "Torre de Babel", 1998 - Globo

'A Muralha' (2000)

Nesta minissérie, Tarcísio Meira fez o papel do vilão Dom Jerônimo, um comerciante sem escrúpulos que escraviza Ana, papel de Letícia Sabatella, com quem teria um casamento arranjado. Em paralelo, ele estupra regularmente a índia Moatira, papel de Maria Maya, e Ana se apaixona por Guilherme Shetz, vivido por Alexandre Borges. A fim de provar sua autoridade, Jerônimo manda prender e botar na fogueira o casal. Guilherme, porém, escapa e consegue esfaquear o vilão.

0
O ator Tarcísio Meira em cena da minissérie "A Muralha", da Rede Globo. - Reprodução

'Um Anjo Caiu do Céu' (2001)

De visual moderninho, com brincos e piercings, Tarcísio é João Medeiros, um fotógrafo que retrata um neonazista e, por isso, sofre um atentado do grupo em Praga, na República Tcheca. Medeiros é resgatado pelo anjo Rafael, papel de Caio Blat, e recebe mais seis meses de vida para ajustar os problemas com sua família. Ao retornar ao Brasil, ele tem dificuldades para lidar com os parentes, descobre que tem uma terceira filha e ainda que os neonazistas estão atrás dele. Enquanto isso, Rafael vive como um mortal e se apaixona por Cuca, vivida por Débora Falabella.

O ator Tarcísio Meira durante gravação da novela "Um Anjo Caiu do Céu", da Rede Globo. - Cristiana Isidoro/Divulgação

'O Beijo do Vampiro' (2002)

Duque Bóris e Igor Pivomar são dois nomes para o mesmo personagem, um vampiro de oito séculos de vida que Tarcísio Meira interpreta na novela. Bóris ou Igor quer encontrar um descendente para a raça de vampiros e vê em Lívia, papel de Flávia Alessandra, um amor antigo, uma princesa do século 12 que se recusou a se casar com ele. Séculos depois, no Brasil, o vampiro quer não só conquistar Lívia, mas também recuperar Zeca, vivido por Kayky Brito, filho de Bóris ou Igor com uma amante.

Igor Pivomar (Tarcísio Meira) e Zoroastra (Glória Menezes) em 'O Beijo do Vampiro' - TV Globo

'A Favorita' (2008)

Tarcísio Meira interpreta Copola, que tem como inimigo Gonçalo, papel de Mauro Mendonça, de quem foi amigo próximo durante a época do movimento operário. Os dois são apaixonados por Irene, vivida por Glória Menezes, filha do dono da fábrica em que trabalhavam. A amizade termina quando Copola descobre que Irene terá um filho de Gonçalo. Depois, quando Gonçalo morre, Copola e Irene se reaproximam.

Copola (Tarcísio Meira) e Irene (Gloria Menezes) em A Favorita, 2008 - Renato Rocha Miranda/Globo

'Saramandaia' (2013)

Interpreta, nesta segunda versão da novela, o papel de Tibério, patriarca da família Villar que, de tanto ficar sentado, cria raízes na sala de sua fazenda. Na outra família da trama, os Rosado, está a matriarca Candinha, papel de Fernanda Montenegro, com quem Tibério teve um caso quando jovem. Depois de muitos anos, os dois se reencontram com a ajuda dos netos. Eles se beijam e viram uma árvore.

Erramos: o texto foi alterado

Em "Torre de Babel", Clementino (Tony Ramos) mata a própria mulher, e não a de César Toledo (Tarcísio Meira). O texto foi corrigido.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.