Descrição de chapéu Livros

Eduardo Cunha perde processo contra o autor de seu falso diário na cadeia

O escritor Ricardo Lísias e a editora Record conseguem reverter decisão de 2020 que mandava recolher os volumes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro anulou, no último dia 20, uma decisão do ano passado que censurava o livro "Diário da Cadeia", de Ricardo Lísias, em que assina com o pseudônimo Eduardo Cunha.

A decisão absolve ainda a editora Record, que publicou a obra, e o escritor de pagarem R$ 30 mil por danos morais.

A primeira instância havia decidido, em março de 2020, que a editora estava proibida de usar o nome de Eduardo Cunha para divulgação do título e determinava ainda que os livros com o nome do ex-presidente da Câmara fossem recolhidos das livrarias. Isso em resposta a uma ação movida por Cunha em 2017, ano de publicação do livro.

Cunha alegava que o lançamento era “uma estratégia comercial ardil e inescrupulosa” e que a editora e o autor estavam se aproveitando da expectativa de um livro que o próprio Cunha estava escrevendo à época. "Tchau, Querida", a obra em questão, foi lançada neste ano.

Tudo a Ler

Receba toda quinta sugestões de leituras e novidades da literatura em seu email

Ainda em 2017, uma liminar chegou a proibir a venda de "Diário da Cadeia", depois derrubada por outra decisão judicial. Na ocasião, o desembargador que liberou as vendas destacava que o livro é uma obra de ficção e que a liberdade de expressão deve preponderar.

homem branco de cabelo castanho claro e barba rala usando camisa com a manga erguida à esquerda, sentado e, do outro lado da mesa, homem branco de cabelo e cavanhaque brancos usando terno preto e gravata vermelha
O escritor Ricardo Lísias, às esq., com o artista plástico e cineasta Eduardo Climachauska em cena da peça 'Vou, com Meu Advogado, Depor sobre o Delegado Tobias', em São Paulo, em 2016 - Lenise Pinheiro/Folhapress

Desde o lançamento de "Diário da Cadeia", a identidade do autor era mantida em segredo pela editora, mas a liminar que proibiu o livro em 2017 determinava a revelação do nome de Lísias nos autos do processo. Lísias é autor dos livros "Divórcio", "O Céu dos Suicidas", entre outros.

Tendo os últimos acontecimentos da política nacional como pano de fundo, no livro, o falso Eduardo Cunha narra o que seria seu dia a dia na prisão, para onde foi em 2016.

O escritor cria o que seriam trechos do livro que Cunha prometeu publicar após ser cassado e suas reações quando descobre que escreveram um livro usando seu nome. No romance, ele diz acreditar que Dilma Rousseff é a autora da obra.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.