Exonerado por Mario Frias diz que gestão foi dominada por 'olavismo cultural'

'Eu fui ingênuo em achar que poderia realizar algo diferente', diz o ex-secretário Maurício Noblat Waissman

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ribeirão Preto

Exonerado da Secretaria Especial da Cultura, o ex-secretário Maurício Noblat Waissman afirmou que a gestão da área pelo governo federal foi dominada por pensamentos ligados aos do escritor Olavo de Carvalho, o guru do presidente Bolsonaro.

Quem comanda a Cultura é Mario Frias, ex-galã teen de "Malhação", e André Porciuncula, um ex-policial militar que, mesmo sem experiência com o setor, está à frente da Lei Rouanet.

Maurício Noblat Waissman, secretário nacional de Desenvolvimento Cultural da Secretaria Especial da Cultura
Maurício Noblat Waissman, ex-secretário nacional de Desenvolvimento Cultural da Secretaria Especial da Cultura - Facebook/Reprodução

A exoneração de Waissman, assinada pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, ocorreu na última quinta-feira, mas foi publicada no Diário Oficial da União somente nesta terça (31). Waissman afirma que sua saída se deve a discordâncias ideológicas com o restante da equipe.

"Não tenho esta visão de eterno confronto com o meio artístico e de enxergar o artista, do famoso ao mais humilde, que luta pelo seu sustento, como alguém 'atrás de mamata'. Não concordo com transformar o setor artístico num espantalho, politizando, por ter havido falhas em períodos anteriores", diz.

O ex-secretário, que é artista plástico, publicitário e advogado, diz que sua atuação estava ligada a obras das Pracinhas da Cultura, espaços com bibliotecas, cineteatros e quadras esportivas. No dia a dia, porém, ele conta que participava de reuniões com o restante da equipe.

"Por ser artista, não compartilho do olavismo cultural, que é o motor na atual gestão. Tive contato com vídeos e livros do Olavo de Carvalho anos atrás, mas, quando me aprofundei nos dois últimos anos, tanto sobre seu trabalho como sobre os autores recomendados por ele, vi que não me identificava", afirma.

Waissman foi nomeado em agosto do ano passado por Mario Frias, dois meses antes de Porciuncula.

"Meu poder de opinião no chamamento para o diálogo com o setor era minoritário", diz. "Vozes de alas ideológicas tiveram mais peso do que minha visão. Eu fui ingênuo em achar que poderia realizar algo diferente."

Erramos: o texto foi alterado

Ciro Nogueira Lima Filho, que assinou a exoneração de Maurício Noblat Waissman, não é ministro do Turismo, mas da Casa Civil. A informação foi corrigida.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.