Descrição de chapéu
Renato Terra

Filme capta a relação entre uma artista e o ladrão de seus quadros

Vencedor do Prêmio Especial do Júri no Festival de Sundance 2020, 'A Artista e o Ladrão' está no catálogo do Mubi

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A artista e o ladrão

  • Onde Disponível no Mubi
  • Elenco Karl Bertil-Nordland, Barbora Kysilkova
  • Produção Noruega, 2020
  • Direção Benjamin Ree

A primeira vez que Barbora Kysilkova viu o rosto de Karl-Bertil Nordland foi numa câmera de segurança. Karl-Bertil estava roubando duas de suas pinturas mais valiosas.

O primeiro contato pessoal entre os dois foi no tribunal, quando Barbora caminhou até o ladrão e disse: “Desculpe, eu não sei se deveria fazer isso. Se incomoda de conversar um pouco?”. Karl-Bertil consentiu e ela prosseguiu: “Eu sou a pintora que criou aquelas duas obras. Posso perguntar por que você levou aquelas duas pinturas?". “Porque são lindas”, ele respondeu. Barbora riu.

homem e mulher em ateliê de pintura
A pintora tcheca Barbar Kysilkova e Karl-Bertil Nordland, que roubou uma tela sua, em cena do documentário 'A Artista e o Ladrão' - Reprodução

Barbora Kysilkova é uma pintora tcheca radicada na Suécia que se especializou em grandes quadros hiperrealistas. Ela então resolve convidar o ladrão para seu ateliê e, como compensação pelo roubo, pede que ele sirva de modelo.

A história de uma pintora que convidou o ladrão de seus quadros para seu ateliê ganhou os jornais e chamou a atenção do diretor Benjamin Lee. Ele entrou em contato com os dois e começou a filmar a partir do quarto encontro entre Barbora e Karl-Bertil.

Benjamin Lee não tinha ideia de como a história iria terminar. O plano inicial era fazer um documentário de dez minutos. Mas tudo mudou quando o ladrão viu seu rosto pintado pela primeira vez. “A reação de um ex-presidiário, um bad boy, ao ver o seu rosto num quadro mexeu muito comigo. Ele começou a chorar por cinco minutos. E aquilo mudou o filme todo. Notamos ali que não seria mais um filme de dez minutos”, disse Lee numa entrevista para a revista The Upcoming.

O filme tem várias reviravoltas impressionantes. A personalidade dos dois protagonistas se impõe e uma relação de amizade, com várias complexidades, aparece diante das câmeras. Benjamin Lee faz boas escolhas, quando, por exemplo, mostra Barbora contando a história de Karl-Bertil, e vice-versa. Ou quando volta a uma mesma cena a partir das diferentes perspectivas dos personagens.

“Dramaturgia num documentário não é só uma decisão artística. É também uma decisão ética. Estou filmando pessoas reais que vão conviver com o filme depois que ele for lançado. É muito importante para mim fazer um retrato deles que tenha nuances e que seja complexo. Especialmente Karl-Bertil. Ele mostrou que é carismático, inteligente e autodestrutivo”, disse Lee na mesma entrevista.

O cuidado em levar para o filme o olhar dos protagonistas pode ser exemplificado em uma cena: Karl-Bertil sofreu um acidente de carro, quebrou 16 ossos e quase morreu. No hospital, cheio de tubos e fios, postou um raio-x de seu quadril no Instagram com a legenda “my hips don't lie”.

“Para mim o filme é sobre o que os seres humanos fazem para serem notados e apreciados e também sobre o nosso interesse em enxergar os outros”, resumiu o diretor.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.