Descrição de chapéu Cinema instagram

Mamilo com leite em cartaz do novo filme de Almodóvar é censurado pelo Instagram

Rede retirou pôster de 'Madres Paralelas' devido à violação de suas normas de uso, mas permitiu sua publicação logo depois

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Madri | AFP

O cartaz do novo filme do diretor espanhol Pedro Almodóvar, "Madres Paralelas", que mostra um mamilo derramando uma gota de leite, foi censurado do Instagram por "desrespeitar as regras de uso da rede social", nesta segunda (9), mas foi publicada novamente pouco depois.

"Você deveria ter vergonha, Instagram", escreveu o designer do cartaz Javier Jaén ao compartilhar nas redes sociais uma captura de tela do comunicado emitido pela plataforma anunciando a retirada da imagem por violar as suas normas de uso.

Em nota, o Instagram afirma que a publicação foi restaurada uma vez que se compreendeu que havia "um contexto artístico claro" para a nudez do cartaz. "Em um primeiro momento, removemos diversos conteúdos com essa imagem por violar nossas regras [...] No entanto, abrimos exceções para permitir a nudez em certas circunstâncias", diz o comunicado. "Lamentamos qualquer transtorno", finaliza o texto.

Cartaz vermelho-sangue mostra mamilo escorrendo gota de leite
O cartaz de 'Madres Paralelas', de Pedro Almodóvar, que a produtora El Deseo divulgou nas redes sociais nesta semana - Divulgação

No cartaz, há uma gota de leite escorrendo de um mamilo, dentro do contorno de um olho, sobre um fundo vermelho, o que remete a um olho lacrimejando.

"Como o esperarado, o Instagram retirou o cartaz que fizemos para o último filme do Almodóvar", insistiu o designer, que voltou a publicar a arte em sua conta no Instagram. "Vou postar de novo. Obrigado por compartilharem."

O Instagram, que pertence ao grupo Facebook, é regularmente acusado de exagerar na remoção automática de imagens, no âmbito de sua política contra conteúdo pornográficos.

Procurado pela AFP, a produtora de Almodóvar não quis comentar o ocorrido.

"Madres Paralelas" estreia em 10 de setembro nos cinemas espanhóis. Antes, porém, abrirá o 78º Festival de Cinema de Veneza, que acontece de 1º a 11 de setembro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.