Descrição de chapéu BBC News Brasil

Menino de 12 anos ganha R$ 2 milhões com NFTs de baleias

Benyamin Ahmed criou uma coleção de mais de 3.000 imagens de baleias e vendeu tokens digitais delas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Zoe Kleinman
BBC News Brasil

Um menino de 12 anos, morador de Londres, ganhou cerca de £ 290 mil (aproximadamente R$ 2 milhões) durante as férias escolares, depois de criar uma série de obras de arte pixeladas chamadas "Weird Whales" e vender como NFTs, ou token não fungível.

Com os NFTs, uma obra de arte pode ser "tokenizada" para criar um certificado digital de propriedade que pode ser comprado e vendido. Eles geralmente não fornecem ao comprador a obra de arte propriamente dita ou seus direitos autorais. Benyamin Ahmed está mantendo seus ganhos na forma de Ethereum —a criptomoeda em que foram vendidos.

Criança ao lado de computador que exibe desenhos de baleias
Benyamin Ahmed criou uma coleção de mais de 3 mil imagens de baleias e vendeu tokens digitais - Beyamin Ahamed

Isso significa que o valor pode aumentar ou diminuir—e não há respaldo das autoridades se a carteira digital em que ele guarda o montante for hackeada ou comprometida. Ele nunca teve uma conta bancária tradicional.

Extremamente orgulhoso

Os colegas de escola de Ahmed ainda não sabem de sua recém-adquirida criptofortuna, embora ele tenha feito vídeos no YouTube sobre seu hobby, que ele gosta tanto quanto natação, badminton e taekwondo.

"Meu conselho para outras crianças que talvez queiram entrar neste espaço é não se obrigar a fazer codificação, talvez porque haja pressão dos colegas —assim como se você gosta de cozinhar, cozinhe, se gostar de dançar, dance, apenas faça o melhor que puder", diz ele.

O pai de Ahmed, Imran, um desenvolvedor de software que trabalha com finanças tradicionais, incentivou Ahmed e seu irmão, Yousef, a começar a codificar aos cinco e seis anos.

Os meninos tiveram a vantagem de contar com uma forte rede de especialistas em tecnologia para pedir conselhos e ajuda, mas o pai é extremamente orgulhoso deles.

"Era meio que um exercício divertido, mas percebi muito cedo que eles eram muito receptivos e muito bons nisso", conta Imran. "Então, começamos a levar um pouco mais a sério, e agora é todo santo dia. Mas você não pode forçar essas coisas, não pode dizer: 'Vou aprender codificação em três meses'."

Os meninos faziam 20 ou 30 minutos de exercícios de codificação por dia, inclusive nos feriados, diz ele.

Várias baleias desenhadas em colorido
'Weird Whales' é a segunda coleção de arte digital de Benyamin, lançada na sequência de uma coleção anterior inspirada no videogame Minecraft que vendeu menos - Benyamin Ahmed

"Weird Whales" é a segunda coleção de arte digital de Ahmed, lançada na sequência de uma coleção anterior inspirada no videogame Minecraft que vendeu menos.

Desta vez, ele se inspirou em uma imagem bem conhecida de um meme de baleia pixelada e em um estilo popular de arte digital, mas usou seu próprio programa para criar a coleção de 3.350 baleias do tipo emoji.

"Foi interessante ver todas elas nascerem, à medida que apareciam na minha tela, sendo geradas lentamente", diz ele.

Ahmed já está trabalhando em sua terceira coleção, agora com o tema de super-heróis. Ele também gostaria de fazer um "jogo subaquático" com as baleias. "Seria incrível", diz ele.

Imran tem certeza de que seu filho não infringiu a lei de direitos autorais —ele consultou advogados para "auditar" seu trabalho e obter conselhos sobre como registrar seus próprios designs.

O mundo da arte está dividido, no entanto, sobre a moda dos NFTs. Os artistas dizem que eles são uma fonte adicional de receita útil. E há vários casos de vendas incrivelmente altas. Mas também há ceticismo sobre até que ponto os NFTs são um investimento realista de longo prazo.

Charles Allsopp, ex-leiloeiro da renomada casa de leilões Christie's, disse à BBC News que comprá-los "não faz sentido". "A ideia de comprar algo que não está lá é simplesmente estranha", afirmou ele no início deste ano. "As pessoas que investem nisso são ingênuas, mas espero que não percam seu dinheiro."


Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.