Belchior terá duas músicas inéditas gravadas pelo amigo e cantor Ednardo

Além das sete composições descobertas recentemente por pesquisador, cearense tem outra obra que não chegou às gravadoras

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O cearense Ednardo também está na lista de artistas interessados em gravar canções pouco conhecidas de Belchior. Entre elas, uma jamais registrada em disco cuja letra foi encontrada recentemente num arquivo da ditadura pelo jornalista e pesquisador Renato Vieira.

Assim como Fagner e Vannick, filha de Belchior, Ednardo está preparando um projeto em homenagem ao músico, com quem já trabalhou e de quem foi amigo.

"Comecei a pensar em gravar um disco de músicas inéditas, com solos e parcerias que fiz há bastante tempo, inclusive no início da carreira", diz Ednardo a este jornal.

A ideia do novo álbum surgiu, segundo ele, em 2016, antes mesmo da morte de Belchior, ocorrida no ano seguinte. Desde então, ele tem se debruçado sobre o projeto, ao lado do filho e produtor musical Daniel Limaverde.

Montagem com dois homens cantando ao microfone
Montagem traz Belchior (à esq.) ao lado de Ednardo (à dir.) - Arquivo pessoal

"Nos anos de 1971 e 1972, eu e Belchior realizamos algumas parcerias, era o tempo de saírmos da nossa cidade, Fortaleza, e chegarmos ao eixo Rio-São Paulo. E naturalmente, trazíamos vivências em comum em nossos processos artísticos."

Ednardo conta que essas "fornadas musicais e poéticas" resultaram, então, em parcerias que, com o tempo, se tornaram cada vez mais raras.

Na década de 1970, ele, Teti, Rodger Rogério e Belchior apresentaram o "Proposta", programa da TV Cultura no qual juntos fizeram canções que, apesar de terem sido exibidas algumas vezes, nunca foram gravadas.

"Realizamos várias músicas que ilustravam as personalidades dos entrevistados", afirma o cearene, que é compositor de sucessos como "Pavão Mysteriozo" e "A Manga Rosa". Das inéditas encontradas por Vieira — “Bip... Bip...”, “Fim do Mundo”, “Baião de Dois Vinte e Dois”, "Alazão", “Adivinha'', “Outras Constelações” e “Posto em Sossego"—, Ednardo gravará "Bip... Bip...".

O músico fala também em ir para o estúdio com “Feito de Barro e Perdão”, outra composição que fez ao lado de Belchior e nunca chegou às gravadoras. A música não consta entre os achados de Vieira, que vasculhou o acervo digitalizado do Arquivo Nacional, mas Ednardo diz tê-la guardada.

"Iniciamos a gravação desse disco em 2019, mas interrompemos por causa da pandemia e porque tive problemas de saúde, mas agora estamos retomando", afirma o músico, prometendo lançar até novembro pelo menos uma das duas parcerias com Belchior.

Assim como Ednardo, o cantor Fagner também tem planejado gravar obras que compôs com Belchior, incluindo as inéditas "Alazão" e "Posto em Sossego", e diz que a ideia surgiu muito antes das descobertas de Vieira.

"Eu só estava esperando o momento certo, por causa dos meus outros projetos. Mas, agora, com essa pesquisa do Renato Vieira, o plano voltou com tudo", afirmou Fagner a este jornal, na semana passada.

Além de Fagner, outro nome que demonstrou interesse em gravar músicas de Belchior foi Vannick, filha do compositor. A artista se lançou com o projeto "Das Coisas que Aprendi nos Discos", no qual canta 18 clássicos do pai. E, agora, terá a chance de incluir as inéditas —das quais teve acesso somente após a pesquisa do jornalista— em seu repertório.

Entre tantos desejos de gravações, Vieira, que já reeditou 11 discos do cearense, segue acompanhando de perto as celebrações de fãs do Belchior e entusiasmo de artistas interessados em dar voz a composições de um dos maiores nomes da música brasileira.

A canção "Bip... Bip" não é inédita, apenas não foi lançada em disco  

Erramos: o texto foi alterado

A canção "Bip... Bip" não é inédita, apenas não foi lançada em disco
 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.