Descrição de chapéu Clube da Leitura Folha Livros

Clube de Leitura Folha de setembro discute memória de Scholastique Mukasonga

Em 'Baratas', autora compõe relato autobiográfico que desnuda a vida sob o terror constante do extermínio em Ruanda

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Clube de Leitura Folha de setembro discute "Baratas", da escritora ruandesa Scholastique Mukasonga. O encontro acontece virtualmente no dia 28, a partir das 19h.

Publicado originalmente em 2006, o livro foi o primeiro de Mukasonga, que desde 1992 vive na França. O relato autobiográfico percorre a vida da autora, que reflete sobre como foi crescer sob a sombra constante do medo do extermínio.

Sua família pertencia ao grupo étnico dos tutsis, alvo do genocídio perpetrado pelos hutus que deixou cerca de 800 mil mortos em Ruanda em um período de cem dias, em 1994.

Nessa época, Mukasonga já vivia no exterior, mas a violência não irrompera da noite para o dia. Desde os anos 1960, quando era uma criança, episódios deixaram marcas profundas na vida da escritora e de seus familiares.

Mulher negra fala em microfone gesticulando com as duas mãos
A escritora ruandesa Scholastique Mukasonga durante sua fala na Flip, a Festa Literária Internacional de Paraty, da qual participou em 2017 - Bruno Santos - 27.jul.2017/Folhapress

O título do livro, publicado no Brasil pela editora Nós em 2018, vem da forma como os tutsis eram chamados pelos hutus –"inyenzi", baratas, a fim de os despir de qualquer humanidade.

A convidada do encontro é Joyce Pereira, assistente de direitos autorais na Companhia das Letras com passagem pela editora Nós que acompanhou Mukasonga nas duas visitas que a autora fez ao Brasil.

Realizado virtualmente por causa da pandemia, o Clube de Leitura Folha existe desde agosto de 2017 e reúne, sempre às últimas terças-feiras do mês, pessoas que compartilham suas experiências de leitura de obras de ficção.

O encontro acontece via Zoom e para participar basta acessar o link ou a reunião 889 2377 1003.

"Meridiano de Sangue", romance do escritor americano Cormac McCarthy publicado no Brasil pela editora Alfaguara, será o centro do debate de 26 de outubro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.