Descrição de chapéu Livros

Djamila Ribeiro e Françoise Vergès debatem feminismos decoloniais em live

Especialistas em estudos de gênero e raça falam em série de eventos que celebra os cinco anos da editora Ubu

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Nesta quarta-feira, a francesa Françoise Vergès e a paulista Djamila Ribeiro debatem na mesa Feminismos Decoloniais, da "Ubu das 5 às 7 - Semana de Debates Internacionais", série de eventos gratuitos que celebra os cinco anos da editora Ubu e promove mesas temáticas, promoções e distribuição de prêmios.

Com mediação de Jamille Pinheiro Dias, pesquisadora associada da Universidade de Manchester, as convidadas debatem filosofias e ativismos de movimentos feministas que propõem uma visão decolonial, com ideias antirracistas, anticapitalistas e anti-imperialistas.

Autora de "Um Feminismo Decolonial", de 2020, e "Uma Teoria Feminista da Violência", de 2021, Vergès é cientista política, historiadora, ativista e especialista em estudos pós-coloniais.

Um dos maiores nomes do movimento negro brasileiro, Ribeiro é mestre em filosofia política, colunista deste jornal e autora de “Pequeno Manual Antirracista", o livro mais vendido da Amazon brasileira no ano passado.

O evento tem início às 17h e tem tradução simultânea para as falas de Vergès. Para ver, basta acessar o canal do YouTube da editora.

Quem quiser receber um ebook exclusivo com uma seleção de textos dos participantes e concorrer a um sorteio de livros deve se inscrever no site da Ubu. Assinantes do Circuito Ubu podem enviar perguntas aos autores. Com apoio da Folha, a "Ubu das 5 às 7" acontece até 1º de outubro, sempre às 17h.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.