Descrição de chapéu Séries

Entenda por que os pênis, duros ou moles, aparecem cada vez mais na televisão

Streaming fez sumir o medo do nu frontal, mas uso de próteses enormes só reforça o machismo, dizem especialistas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ilustração de Francisco Hurtz Reprodução

São Paulo

Pênis. Ereto ou flácido, ele tem aparecido bastante em séries de TV. Neste ano, “Sex/Life”, da Netflix, causou frisson ao pôr o ator Adam Demos em cena com um membro enorme à mostra enquanto toma banho. A comédia The White Lotus”, da HBO, também deixou espectadores eriçados com Steve Zahn, de pernas abertas, perguntando à mulher se os testículos dele estavam estranhamente grandes ou não.

Nos últimos anos, a HBO tem exibido vários. “Big Little Lies”, “Game of Thrones”, “We Are Who We Are”, “Perry Mason”, “Watchmen”, “Euphoria”, “The Deuce” e “Westworld” são alguns exemplos. O canal a cabo não está sozinho nisso. “Normal People”, do Starzplay, “Sex Education”, da Netflix, e “American Gods”, do Amazon Prime Video, também desnudam totalmente alguns homens. No Brasil, “Feras”, da MTV, colaborou com a onda.

Embora menos frequente que o feminino, o nu frontal masculino não é novidade tão grande. No fim dos anos 1990, o drama “Oz”, da HBO, já punha atores peladões diante das câmeras. “Spartacus”, do Starz, que estreou em 2010, despejou gladiadores nus sobre os espectadores.

Mas o que há de novo nas produções atuais da TV paga e do streaming é também o que há em comum entre as aparições do pênis —a manipulação da imagem do órgão, que tende a ser prótese ou digital.

“Spartacus” é um divisor de águas nesse sentido, já que todos os membros eram sintéticos e foi a partir do seriado que o uso deles se popularizou na TV. No tempo em que “Oz” foi feita, o uso da prótese e do digital não era a norma. O cinema, de alguns anos para cá, também tem recorrido ao artifício.

Peter Lehman, pesquisador e professor do departamento de cinema e mídia da Universidade do Estado do Arizona, nos Estados Unidos, afirma que é necessário entender o fenômeno a partir de dois contextos da indústria do entretenimento.

“Sempre houve tensão entre o cinema e a TV em relação ao que um poderia fazer e o outro não. Com a chegada dos novos formatos digitais e dos canais a cabo no fim dos anos 1990, a TV desafiou o cinema com base nas diferentes tradições de censura dos meios”, diz o autor do livro “Running Scared: Masculinity and the Representation of the Male Body”, algo como correndo de medo, masculinidade e a representação do corpo masculino.

As regulações da Motion Picture Association of America, associação que hoje representa os cinco maiores estúdios de Hollywood mais a Netflix, ditam como o nu frontal masculino deve ser exibido no cinema. Numa cena de sexo, por exemplo, o pênis não poderia aparecer próximo ao corpo da mulher. A TV, por outro lado, não tinha que seguir a cartilha da associação, então se viu livre para mostrar o quanto e como bem entendesse.

O uso de pênis falsos em cena coincide com a consolidação do streaming, que também faz o que o cinema não pode, e dos coordenadores de intimidade, que garantem aos atores, nos sets de filmagens, a devida segurança para rodarem cenas de sexo e nudez.

Antes de virar mainstream, a representação do pênis estava reservada principalmente às artes clássicas e underground, conta Abel Oliveira, pesquisador e comunicador social. O choque que a imagem do órgão causa sempre teve questões culturais e econômicas por trás.

“A religião exigia que os corpos se cobrissem, mas com o Renascimento, o corpo feminino foi enormemente explorado pelas artes. Entretanto, essas produções artísticas eram majoritariamente feitas por homens e para homens”, afirma.

“Não havia espaço para a representação do corpo masculino, que passou a ser encarado como não artístico, não belo, não sensual nem delicado o suficiente para suprir as exigências das escolas artísticas. O machismo, obviamente, estava presente nesse julgamento.”

Na Grécia Antiga, havia ambiguidade. Por um lado, o nu masculino não era tão atrelado a moralismos. Várias esculturas desse período que se tornaram importantes para a história da arte retratam os membros como pequenos e flácidos, sem intenção erótica e simbolizando o intelecto. Por outro lado, o órgão grande e ereto era recurso em casos de sátira, associado ao animalesco, ao feio e à burrice.

É algo mal resolvido que a arte ocidental experimenta desde os primórdios. O fotógrafo americano Robert Mapplethorpe foi um dos poucos casos de artistas que conseguiram fazer carreira mostrando pênis —eretos, flácidos e grandes— em obras, mas não sem causar revolta.

O estigma que a representação do órgão carrega e sua associação à pornografia —esta também estigmatizada como uma linguagem desprovida de ambição artística— mostra que o preconceito é contemporâneo. Ben Sinclair, um dos criadores de “High Maintenance”, da HBO, já afirmou ter escolhido deliberadamente mostrar um para confrontar o tabu.

Oliveira, o pesquisador, argumenta ainda que, no caso das séries, as plataformas digitais capitalizam com a receptividade dos LGBTQIA+. “Muito do que é tabu para uma sociedade supostamente heterossexual não é para eles.”

Há outro elemento importante para entender o fenômeno —os pintos tendem a ser grandes, seja no contexto erótico, da humilhação cômica ou qualquer outro. Aqui está outro legado de “Spartacus”.

Segundo Lehman, a obsessão com comprimento frequentemente reforça lugares-comuns, como “tamanho é documento”, e estereótipos raciais, como asiáticos têm membros pequenos e negros, grandes. Essas representações reforçam o entendimento errôneo de que o pênis nos diz algo importante a respeito da sexualidade ou do poder de um homem.

O que realmente deveria estar no centro do debate, defende o professor, é a necessidade de representar o órgão como grande. Num momento como o atual, em que o conceito de masculinidade é contestado e os direitos das mulheres, dos LGBTQIA+ e de minorias raciais são discutidos, os seriados têm uma postura reacionária.

“O termo ‘nu frontal masculino’ é, em certo sentido, impróprio, já que a prótese cobre o órgão genital em vez de mostrar. Não há nada de progressista nisso, uma vez que os pênis falsos têm reforçado clichês e estereótipos. Em ‘Spartacus’, por exemplo, quase todos os gladiadores são bem-dotados, mas não há conexão entre ambas as coisas”, diz.

A resposta, diz o acadêmico, está em entender como o pênis é ligado, no contexto do patriarcado, a um símbolo de poder. Ele tem de ser escondido para reter seu poder mítico e misterioso ou ter a imagem cuidadosamente manipulada para reforçar a interpretação. “Eles são raramente mostrados em sua verdadeira pluralidade de tamanhos e formas, em que são apenas um órgão que não significa nada em especial. Isso, sim, seria libertador de verdade.”

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.