Morre José Xavier Cortez, editor que começou como lavador de carros, aos 84

Fundador da Cortez Editora, ele se notabilizou com publicações de livros proibidos pela ditadura militar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O editor José Xavier Cortez, fundador da Cortez Editora, morreu nesta sexta-feira (24) aos 84 anos, devido a um câncer em estágio avançado. A informação foi divulgada pela editora em suas redes sociais.

Cortez foi militar da Marinha, plantador de algodão e lavador de carros antes de começar sua carreira no mercado editorial. O ponto de partida foi uma banca de livros na PUC-SP, a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde se matriculou no curso de economia em 1966.

José Xavier Cortez, de livreiro na Pontifícia Universidade Católica (PUC) tornou-se editor e proprietário da Editora Cortez - Folhapress

"Comecei a levar uns livros que os professores indicavam para vender aos alunos da faculdade. Em cima disso, eu ganhava uma comissão", relatou ele numa entrevista à Folha de 2008. Com o tempo, os pedidos tanto da turma de economia como dos alunos de outros cursos aumentaram, daí a banca. "Era conhecido como o 'sacoleiro do livro"', disse na mesma ocasião.

Natural de Currais Novos, município do interior do Rio Grande do Norte, ele viu o negócio crescer ao oferecer títulos censurados pela ditadura militar que outras editoras temiam publicar. Fidelizou, assim, o público universitário intelectual que encontrava na instituição, parte fundamental da identidade da editora que viria a fundar em 1980.

A Cortez Editora surgiu, assim, especializada em textos de serviço social e de educação. Com um catálogo de mais de 1.300 títulos, ela atualmente tem uma grande quantidade de obras escritas por professores, pesquisadores e intelectuais brasileiros.

Com passagem pela direção da Câmara Brasileira do Livro, a CBL, Cortez teve a vida retratada no documentário "O Semeador de Livros", dirigido por Wagner Bezerra.

"Sua trajetória profissional e o seu empenho como grande incentivador do livro e da leitura é o expressivo legado que nos deixa, e foi com esse sentimento que a Cortez Editora cresceu, e é exatamente com esses valores que continuaremos a contar essa história", diz a nota de falecimento que a Cortez Editora publicou nesta sexta.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.