Morre Mikis Theodorakis, compositor famoso por 'Zorba, O Grego', aos 96 anos

Símbolo da resistência à ditadura dos coronéis, ele compôs trilhas de filmes e tem obra que vai de sinfonias até oratórios

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

AFP

Símbolo da resistência à ditadura dos coronéis e famoso pela trilha sonora do filme "Zorba, O Grego", o grande compositor grego Mikis Theodorakis morreu em Atenas, aos 96 anos, informaram nesta quinta-feira (2) fontes do hospital em que ele estava internado.

Embora tenha conquistado fama mundial com o filme de 1964 protagonizado por Anthony Quinn, Theodorakis é autor de uma obra prolífica que vai de sinfonias até oratórios, com uma importante contribuição para a renovação da música popular.

O compositor grego Mikis Theodorakis durante um ensaio em 1997
O compositor grego Mikis Theodorakis durante um ensaio em 1997 - REUTERS

Ele é o compositor das trilhas sonoras de quase 20 filmes, incluindo "Z", "Estado de Sítio" e "Sérpico".

"Mikis Theodorakis passa agora à eternidade. Sua voz foi silenciada e com ele todo o helenismo", afirmou o primeiro-ministro da Grécia, Kyriakos Mitsotakis, que decretou três dias de luto nacional. Theodorakis sofria de problemas cardíacos há alguns anos e teve que ser hospitalizado.

"Hoje perdemos uma parte da alma da Grécia. Mikis Theodorakis, nosso Mikis, o professor, o intelectual, o resistente, se foi. Ele, que fez com que todos os gregos cantassem os poetas", declarou a ministra da Cultura, Lina Mendoni.

O presidente da República, Eikaterini Sakellaropoulou, elogiou um "grande criador grego e universal, um valor inestimável para toda nossa cultura musical que dedicou sua vida à música, à arte, ao nosso país e a seus habitantes, às ideias de liberdade, justiça, igualdade e solidariedade".

"Mikis enriqueceu a música grega e a world music", disse o diretor de cinema franco-grego Costa Gavras no portal Sputnik. "Ele foi um grego muito especial."

O corpo de Mikis Theodorakis permanecerá na catedral de Atenas de terça a quinta-feira para uma homenagem popular. Seu funeral será realizado na tarde de sexta-feira, anunciou sua família.

Mikis Theodorakis durante entrevista à Reuters em 1989
Mikis Theodorakis durante entrevista à Reuters em 1989 - Reuters

Seu último desejo era ser enterrado em sua terra de Galatás, a oeste da cidade cretense de Chania, o que será realizado.

Nascido em 29 de julho de 1925 em Chios, no mar Egeu, em uma família de origem cretense, Mikis Theodorakis participou muito jovem na resistência contra os nazistas e, com o passar dos anos, se tornou um símbolo nacional da Grécia.

Muito ativo ao lado dos comunistas durante o conflito civil que explodiu na Grécia após a Segunda Guerra Mundial, ele foi deportado para a ilha-prisão de Makronisos, onde foi torturado. Depois viajou a Paris com o objetivo de estudar no conservatório.

Ao retornar a Atenas, se vinculou a Grigoris Lambrakis, deputado do partido de esquerda EDA, assassinado em novembro de 1963 em Tessalônica pela extrema direita, com a cumplicidade do aparelho do Estado. O filme "Z", do cineasta Costa-Gavras, é dedicado a este caso.

Theodorakis foi detido desde o início da ditadura dos coronéis, que começou em 21 de abril de 1967. Anistiado um ano mais tarde, ele liderou um movimento clandestino e foi posto em prisão domiciliar. Sua popularidade não parou de crescer e, para o tentar silenciar, os coronéis voltaram a determinar sua detenção e proibiram sua obra.

Ele virou o símbolo da resistência à ditadura e a junta militar se viu obrigada a permitir sua saída, para Paris, diante da pressão da comunidade internacional.

O compositor grego Mikis Theodorakis em foto de 2018
O compositor grego Mikis Theodorakis em foto de 2018 - AFP

Quando a ditadura caiu em 1974, ele foi recebido por uma multidão em 24 de julho no aeroporto de Atenas, que gritou seu nome.

Na ocasião, ele decidiu oferecer apoio de maneira surpreendente a Constantin Caramanlis, o estadista de direita que organizaria a volta da democracia. Uma frase atribuída ao compositor, "Caramanlis ou os tanques", provocou durante muito tempo a irritação de seus colegas de esquerda.

Durante a crise financeira que afetou a Grécia há alguns anos, ele se manifestou contra as medidas de austeridade impostas pelos credores do país (Banco Central Europeu, União Europeia e Fundo Monetário Internacional).

Em 2012, foi alvo de gás lacrimogêneo quando protestava diante do Parlamento em Atenas.

Nos últimos anos, Theodorakis militava contra o acordo assinado por Grécia e Macedônia sobre o novo nome do país vizinho, que se tornou Macedônia do Norte.

O compositor era casado com Myrto, sua companheira de toda a vida, e tinha dois filhos, Marguerite e Georges.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.