Descrição de chapéu
Televisão Maratona

'American Rust', com Jeff Daniels, é uma 'Mare of Easttown' masculina

Sombria, produção disponível no Paramount+ acompanha veterano de guerra que trabalha em polícia local

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

American Rust

  • Onde Disponível no Paramount+
  • Autor Dan Futterman
  • Elenco Jeff Daniels, Maura Tierney, David Alvarez

Del Harris, personagem de Jeff Daniels, o chefe de polícia na cidadezinha fictícia Buell, no estado americano da Pensilvânia, não é o protagonista desta série, mas o centro moral de "American Rust". Assim como Mare, personagem de Kate Winslet em “Mare of Easttown” —que, aliás, se passa num cenário muito parecido, uma pequena cidade no mesmo estado que enfrenta uma epidemia de drogas.

Também como Mare, Del não é um herói nem um anti-herói. Apenas uma pessoa decente, um veterano de guerra que batalha para se livrar dos medicamentos contra ansiedade que toma há anos, que trabalha na polícia local e já viu mais coisas ruins do que boas na vida.

“American Rust”, o romance lançado em 2009 em que a série é baseada, é o trabalho de estreia do escritor americano Philipp Meyer, considerado um dos “20 melhores com menos de 40” pela revista New Yorker e autor também de “The Son”, de 2013, adaptado por ele mesmo para uma série de TV, que teve duas temporadas entre 2017 e 2019.

Nenhum dos dois títulos foi lançado no Brasil, mas em Portugal, e o primeiro foi traduzido como “Ferrugem Americana”. "Rust" significa ferrugem em inglês e se refere ao cinturão de estados americanos que sofreu forte desindustrialização nas últimas décadas, principalmente diante da concorrência chinesa, deixando cidades inteiras vazias, decadentes e capturadas pelas drogas, como as destas duas séries.

Apesar de se passar num contexto muito específico e doméstico –daí o “American” do título–, as questões que a série apresenta são universais. São temas como o desencanto ou a falta de ambição dos jovens, a amizade, o amor impossível, a lealdade, o romance na meia-idade, a velhice e suas complicações.

Com três do seu total de nove episódios no ar no Paramount+, o que deu para ver até aqui é um primeiro ato que já tem ação, suspense, um assassinato e desencontros amorosos suficientes para fazer desta uma das grandes séries do ano.

A história começa com dois jovens de 20 e poucos anos, conectados à cidadezinha por laços familiares e a responsabilidade que pesa sobre eles.

No caso de Isaac English, papel de David Alvarez, é o cuidado com o pai cadeirante, bêbado e ranzinza que empata a sua vida. Sua mãe se suicidou e sua irmã mais velha se casou com um homem rico e mora em Nova York.

Billy Poe, papel de Alex Neustaedter, está em liberdade condicional e mora em um trailer com a mãe, Grace Poe, interpretada por Maura Tierney, de “The Affair”. Ela sente dores constantes na mão porque trabalha há muitos anos com bordados para vestidos de noiva. Apesar de separada do marido, pai de Billy, um canastrão da cidade que vive envolvido com mulheres mais novas, mantém proximidade com ele. E tem um caso com Del Harris, o chefe de polícia.

Isaac, um dia, resolve fugir dali. Pega todo o dinheiro que a irmã manda mensalmente para ajudar em casa, que o pai guarda em um envelope, enfia numa mochila com uma troca de roupa e sai de casa. No caminho, passa no trailer de Billy Poe e chama o amigo para ir com ele. A trama sugere que Isaac é secretamente apaixonado por Billy, ex-namorado de sua irmã.

Mas antes que os garotos saiam da cidade um crime acontece e muda a vida de todos. Com tom mais sombrio que “Mare of Easttown”, “American Rust” se mostra intenso e sofisticado, com trama intrincada e personagens bem construídos.

Se vai conseguir driblar os clichês associados ao gênero “suspense em uma cidadezinha investigado pela polícia local”, como romantizar demais seus protagonistas e exagerar a mão no lado exótico da comunidade e heroico de seus detetives, só os próximos seis episódios vão poder dizer.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.