Descrição de chapéu Livros

Frantz Fanon e impacto psicológico do racismo são debatidos em live da Ubu

Filme de Isaac Julien será exibido antes da mesa com o psicanalista Christian Dunker e o professor Deivison Faustino

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Nesta sexta-feira, Deivison Faustino e Christian Dunker debatem na mesa "Frantz Fanon: Psicanálise, Sofrimento e Racismo", da "Ubu das 5 às 7 – Semana de Debates Internacionais", série de eventos gratuitos que celebra os cinco anos da editora Ubu e promove mesas temáticas, promoções, prêmios e um ebook exclusivo aos inscritos.

Com mediação de Priscilla Santos, pesquisadora de psicologia clínica, os convidados falam do impacto psicológico do racismo, a partir de análises de estudos de Frantz Fanon, autor do clássico "Pele Negra, Máscaras Brancas", de 1952.

Dunker é professor titular em psicanálise e psicopatologia do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e autor de livros como "Mal-Estar, Sofrimento e Sintoma: Uma Psicopatologia do Brasil Entre Muros", de 2015, e "Reinvenção da Intimidade", de 2017.

Faustino é professor adjunto da Unifesp e autor do posfácio da nova edição de "Pele Negra, Máscaras Brancas", lançada no ano passado.

O evento tem início às 17h. Antes do debate, será exibido o filme "Black Skin, White Masks", de Issac Julien. Para assistir, basta acessar ao canal do YouTube da editora.

Quem quiser receber um ebook exclusivo com uma seleção de textos dos participantes e concorrer a um sorteio de livros, deve se inscrever no site da Ubu. Assinantes do Circuito Ubu podem enviar perguntas aos autores.

Com apoio deste jornal, a série de debates "Ubu das 5 às 7" acontece até esta sexta-feira. ​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.